Notícia
Incerteza penaliza Wall Street em véspera de eleições
Os principais índices do lado de lá do Atlântico encerraram em queda com o atual cenário em torno das eleições mais esperadas do ano a gerar maior volatilidade e receio nos mercados.
Os principais índices em Wall Street desceram ao vermelho esta segunda-feira, com os "traders" cautelosos numa semana com vários eventos de risco que incluem as eleições norte-americanas, de terça para quarta-feira em Portugal, e uma reunião de política monetária da Reserva Federal norte-americana na quinta-feira, em que é esperada uma nova descida de juros.
O S&P 500 cedeu 0,28% para 5.712,69, enquanto o Dow Jones Industrial Average recuou 0,61% para 41.794,6 pontos e o índice de referência para o setor tecnológico, o Nasdaq, perdeu 0,33% para 18.179,98 pontos.
Os investidores estão particularmente atentos às mudanças no Congresso. Se o controlo da Câmara dos Representantes e do Senado permanecer dividido representará a manutenção do "status quo", mas se os democratas ou republicanos controlarem as duas câmaras, isso pode significar uma alteração significativa das políticas.
"Uma vez que vamos demorar até quinta-feira, pelo menos, para descobrir quem ganhou, infelizmente esta vai ser uma semana bastante volátil", afirmou à Reuters Sam Stovall, estratega-chefe da CFRA Research.
"A época de resultados estão a correr bem, a Fed ainda deve cortar as taxas de juro, a única verdadeira incerteza é relativamente às eleições e isso será finalizado mais cedo ou mais tarde para que os investidores possam voltar a entrar no mercado", completou.
Entre os principais movimentos esteve a Nvidia, que ganhou 0,48%, depois de ter sido anunciado que a empresa vai substituir a rival Intel no índice industrial Dow Jones.