Notícia
Um terço das petrolíferas dos EUA pode falir
Com as sucessivas quedas do petróleo, o principal efeito colateral são as empresas do sector. Um estudo da Wolfe Research aponta que um terço da indústria nos EUA poderá declarar falência ou avançar para uma reestruturação.
O petróleo continua a cair. A tendência de desvalorização da matéria-prima parece não ter fim e, por isso, já foram vaticinadas várias consequências desastrosas. O mais recente cenário é que um terço das empresas petrolíferas norte-americanas poderá mesmo declarar falência ou entrar em reestruturação.
A conclusão é de um estudo da Wolfe Research, citado pelo site MarketWatch. A previsão do grupo de análise refere-se ao período que se estende até meados de 2017. Contudo, acrescenta que a sobrevivência poderá ser possível para algumas empresas, caso o preço do petróleo recupere para cerca de 50 dólares por barril.
O MarketWatch cita ainda o escritório de advogados Haynes & Boone, segundo o qual mais de 30 pequenas empresas dos EUA já declararam falência. E estas totalizam dívidas superiores a 13 mil milhões de dólares.
Estes dados surgem numa altura em que Goldman Sachs, Morgan Stanley e Citigroup defendem que o petróleo poderá chegar a valer um mínimo de 20 dólares por barril. Na terça-feira, 13 de Janeiro, a cotação da matéria-prima em Nova Iorque negociou abaixo dos 30 dólares, pela primeira vez desde 2003.