Notícia
Petróleo sobe 1% após atingir novos mínimos
A matéria-prima está em alta nos mercados internacionais depois de ter chegado a negociar nos 29,73 dólares em Londres, um novo mínimo de Fevereiro de 2004.
O petróleo está a negociar em alta nos mercados internacionais depois de ter chegado a negociar esta quinta-feira, 14 de Janeiro, em novos mínimos de 2004 em Londres.
A matéria-prima esteve a ser pressionada pela especulação de que as sanções impostas ao Irão poderão ser levantadas já na próxima semana, abrindo caminho para o país aumentar as exportações de crude, agravando, potencialmente, o excesso de oferta no mercado.
O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 1,02% para 30,79 dólares, enquanto o Brent, transaccionado em Londres, ganha 1,29% para 30,70 dólares por barril.
Esta manhã, o Brent chegou a negociar nos 29,73 dólares, o valor mais baixo desde Fevereiro de 2004. Ontem, o petróleo londrino baixou a fasquia dos 30 dólares pela primeira vez desde Abril de 2004.
"É provável que, no fim-de-semana, recebamos a notícia que as sanções iranianas estão a ser levantadas, de modo que podemos esperar que a pressão continue na próxima semana", explica Eugen Weinberg, analista do Commerzbank, citado pela Bloomberg. Ainda que os preços estejam muito baixos, há um "sentimento negativo no mercado".
Segundo os analistas consultados pela Bloomberg, um mês após o levantamento das sanções, o Irão deverá aumentar a sua produção em 100 mil barris por dia, e em 400 mil, seis meses depois.
A somar a isto, a Administração de Informação de Energia revelou ontem que as reservas de crude dos Estados Unidos aumentaram em 234 mil na semana passada.
O petróleo acabou por inverter a tendência negativa depois dos ataques terroristas ocorridos em Jacarta, na Indonésia, que provocaram sete mortes, incluindo os cinco atacantes.