Notícia
Petróleo recupera com investidores à espera das reservas
Os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais, recuperando parte das perdas recentes. O Brent voltou a negociar acima da fasquia dos 40 dólares mas continua em mínimos de 2009.
Os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais, corrigindo parte das perdas recentes. Por esta altura, o West Texas Intermediate soma 1,47% para 38,07 dólares por barril. O Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações europeias, avança 1,29% para 40,78 dólares. Apesar de estarem a subir, os preços do petróleo continuam em mínimos de 2009.
Esta quarta-feira, 9 de Dezembro, os investidores aguardam pelos números das reservas no mercado norte-americano e pelos dados da produção de petróleo. As estimativas da agência Bloomberg apontam para um aumento dos inventários em torno de 1,3 milhões de barris.
Na semana que terminou a 27 de Novembro, os inventários norte-americanos de crude aumentaram para 489,4 milhões de barris, 120 milhões de barris acima da média dos últimos cinco anos, segundo os números da Administração de Informação Energética.
Na última sexta-feira, a OPEP decidiu manter a produção de petróleo, dando continuidade à estratégia de preços baixos para pressionar os concorrentes a diminuir a produção e, assim, assegurar a sua quota de mercado. O grupo, liderado informalmente pela Arábia Saudita, tem sofrido o efeito dos preços baixos nas suas contas, mas os custos baixos de produção permitem minimizar este impacto face aos concorrentes.
Abhishek Deshpande, analista da Natixis, considera, em declarações à Bloomberg, "que pode vir a surgir mais pressão que vai continuar a marcar a negociação nos próximos meses".