Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas e petróleo regressam aos ganhos

Os mercados bolsistas recuperam esta quarta-feira das fortes quedas registadas na sessão de ontem devido à desvalorização das matérias-primas e aos maus dados da economia chinesa. O petróleo aguarda a a divulgação das reservas nos Estados Unidos.

Bloomberg
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 sobe 0,59% para 5.192,70 pontos

Stoxx 600 ganha 0,35% para 367,03 pontos

Nikkei desvalorizou 0,98% para 19.301,07

Juros da dívida portuguesa a 10 anos sobem 0,9 pontos base para 2,459%

Euro ganha 0,27% para 1,0922 dólares

Petróleo sobe 1,17% para 40,73 dólares por barril

Bolsas europeias regressam aos ganhos

O PSI-20 ganha 0,59% para 5.192,70 pontos e acompanha o sentimento positivo dos restantes mercados europeus, que ontem registaram quedas acentuadas devido às fortes desvalorizações registadas no sector das matérias-primas. 

Com 11 cotadas em alta, quatro em queda e três inalteradas, o PSI-20 recupera de quatro sessões consecutivas em queda. A Galp Energia é a principal responsável pela subida da bolsa de Lisboa, ao registar um ganho de 1,27% para 9,621 euros. 

A petrolífera termina assim um ciclo de três sessões em terreno negativo que coincidiu com as fortes quedas do preço do petróleo.

Na Ásia, a sessão foi de perdas com as acções asiáticas a caírem para o nível mais baixo em dois meses, penalizado pelas empresas do sector da saúde e do consumo.  

Juros em alta ligeira

Os juros da dívida pública portuguesa estão a registar uma subida ligeira nas maturidades mais longas. A dez anos, o prazo considerado de referência, as "yields" somam 0,9 pontos base para 2,459%. No caso da dívida italiana, verifica uma subida em todos os prazos, estando os juros a dez anos a crescer 1,9 pontos base para 1,571%. Na dívida espanhola a dez anos, os juros exigidos pelos investidores avançam 2,1 pontos base para 1,623%.

 

Petróleo em alta aguarda reservas nos Estados Unidos

A matéria-prima recupera das fortes quedas registadas esta terça-feira, que levaram o seu preço para o nível mais baixo em seis anos e meio. Os investidores aguardam a divulgação das reservas no mercado norte-americano. As previsões reunidas pela agência Bloomberg apontam para um aumento dos stocks em 1,3 milhões de barris. 


Ouro em alta pela segunda sessão

A expectativa dos investidores que a Reserva Federal dos Estados Unidos vá subir as taxas de juro este mês está a impulsionar a cotação do ouro. Além disso, o mercado está também a tentar perceber qual vai ser o ritmo de subida dos juros no próximo ano. O metal amarelo está a subir pela segunda sessão consecutiva e, por esta altura, soma 0,20% para 1.077,14 dólares por onça.


Destaques do dia
 

Estado tenta reaver ajudas ilegais nos seguros de crédito. Os montantes em causa foram concedidos, em 2009 e 2010, a várias empresas, para majorar a cobertura de apólices, estendendo este instrumento a clientes que não estavam abrangidos. Bruxelas considerou que violavam regras da concorrência.

Meganegócios marcam ano recorde de fusões e aquisições. Os negócios de fusões e aquisições realizados este ano atingiram os 4,62 biliões de dólares, o valor mais elevado de sempre. Foram os negócios de consolidação multimilionários que levaram 2015 a superar o anterior recorde de 2007.

Netviagens faliu com Saudade depois do GES. Faliu a maior agência portuguesa de viagens online no passado recente. Gonçalo Saudade e Silva, que também tem o ClubeFashion em apuros, tinha comprado a Netviagens ao Grupo Espírito Santo em Janeiro de 2014.

 

Derrocada do petróleo arrasa matérias-primas. Depois do WTI, foi a vez de o Brent baixar dos 40 dólares. Uma forte queda provocada pela China, depois da tendência ditada pela OPEP, que veio arrasar com todas as outras matérias-primas. E as empresas do sector.


O que vai acontecer hoje

 

Dados do Banco de Portugal – O Banco de Portugal vai revelar, esta quarta-feira, 9 de Dezembro, as estatísticas das instituições financeiras monetárias. Serão conhecidos dados de concessão de crédito a empresas e famílias, mas também das poupanças. E as taxas que estão a ser aplicadas pelos bancos. Todos os dados são relativas a Outubro.

 

Balança comercial alemã – Na Alemanha, a maior economia europeia, será revelada a balança comercial. De acordo com as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg, esta deverá ter encolhido para 21,8 mil milhões de euros em Outubro, o que compara com os 22,8 mil milhões registados no mês anterior.

 

Reservas nos EUA - Administração de Informação de Energia dos EUA vai publicar o relatório sobre as reservas de petróleo no país, na última semana. Um dado que merecerá grande atenção por parte dos investidores numa altura em que os preços da matéria-prima estão a afundar. O barril está a ser cotado abaixo dos 40 dólares dos dois lados do Atlântico.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio