Notícia
Biden trava compra da US Steel por japoneses
A escassas duas semanas de terminar o seu mandato, o Presidente dos EUA vetou a aquisição da US Steel pela Nippon Steel.
Já em contagem decrescente para abandonar a Casa Branca, Joe Biden bloqueou a compra por 14,1 mil milhões de dólares da US Steel pela japonesa Nippon Steel, anunciou o Presidente dos Estados Unidos esta sexta-feira.
"A US Steel continuará a ser uma orgulhosa empresa americana - uma que é detida por americanos, operada por americanos e com trabalhadores sidicalizados americanos - a melhor do mundo", escreveu Biden num comunicado.
O negócio, anunciado em finais de 2023, daria à luz a segunda maior empresa siderúrgica do mundo, com uma capacidade instalada de 86 milhões de toneladas, ultrapassando assim a ArcellorMittal, que ocupa esta posição. Se não se contar com a China, este seria mesmo o maior gigante do globo no setor, de acordo com as contas da Bloomberg.
A Nippon Steel venceu uma corrida à aquisição da empresa norte-americana com 123 anos de história, batendo as ofertas da Cleveland-Cliffs, Nucor e ArcelorMittal.
A empresa japonesa ofereceu 55 dólares por ação da companhia siderúrcica dos EUA, mas o negócio foi alvo de forte contestação política e gerou mesmo tensões entre Washington e Tóquio.
Biden teve a última palavra após um painel federal ter falhado numa decisão, tendo se registado um empate entre os membros que se opunham à compra e os que não viam entraves à operação.
As empresas já indicaram que poderão contestar os argumentos jurídicos de qualquer bloqueio à transação, abrindo a porta a que a disputa ainda se arraste.
Já o presidente eleito Donald Trump também já prometeu que iria vetar a aquisição.