Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Falta de acordo sobre programa nuclear do Irão leva petróleo a cair mais de 2%

O Irão e os representantes do P5+1 ainda não chegaram a um acordo sobre o programa nuclear do Irão, depois da maratona negocial que se estendeu pela noite dentro. "Houve bons progressos, mas ainda não temos um acordo sobre as soluções", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão.

Bloomberg
02 de Abril de 2015 às 13:00
  • 5
  • ...

O petróleo está a desvalorizar mais de 2% nos mercados internacionais esta quinta-feira, 2 de Abril, depois de os chefes da diplomacia do Irão, Alemanha, Reino Unido, França, Estados Unidos, China e Rússia terem falhado, mais uma vez, um acordo sobre o programa nuclear de Teerão nas negociações que se prolongaram durante a noite.

 

Depois de ter disparado mais de 5% na sessão de ontem, o West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, desce 2,26% para 48,96 dólares enquanto o Brent, negociado em Londres, perde 2,45% para 55,7 dólares.  

 

Esta quinta-feira, o Irão informou que os diplomatas não conseguiram superar as diferenças em relação ao programa nuclear numa maratona de negociações que se estendeu pela noite dentro, em Lausanne, na Suíça.

 

"Houve bons progressos, mas ainda não temos um acordo sobre as soluções", declarou Mohammad Javad Zarif, ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, citado pela Bloomberg. "Para hoje, o plano é preparar um comunicado, continua a ser necessário, e precisamos fazê-lo".

 

Na quarta-feira, o Departamento de Estado norte-americano assegurou que John Kerry tinha assistido a progressos suficientes que justificavam a continuação das negociações.

 

Representantes de um grupo de seis potências mundiais, conhecidos como P5+1, estão a tentar chegar um acordo que alivie o isolamento internacional do Irão e reduza a possibilidade de a sua ambição nuclear se transformar numa guerra.

 

"Os membros do P5+1 têm que analisar entre si os resultados das negociações", acrescentou Zarif. "Isso deverá acontecer esta manhã".

 

Na quarta-feira foi divulgado que a produção de petróleo nos Estados Unidos diminuiu em 36 mil barris por dia para um total de 9,39 milhões de barris diários na semana passada, a primeira queda desde Janeiro.

 

Já as reservas de crude aumentaram em 4,77 milhões de barris para um total de 471,4 milhões na semana que terminou a 27 de Março, o valor mais elevado desde que os registos tiveram em início, em Agosto de 1982. 

Ver comentários
Saber mais Irão Alemanha Reino Unido França Estados Unidos Rússia China Teerão política Nova Iorque Londres política nuclear energia distúrbios guerras e conflitos Mohammad Javad Zarif política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio