Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Depois de dois anos de resgates, Pimco deixa de ter o maior fundo de obrigações do mundo

A Pimco foi superada. Já não detém o maior fundo de obrigações do mundo. Este "estatuto" pertence agora à Vanguard, cujo fundo tem 117,3 mil milhões de dólares sob gestão.

A carregar o vídeo ...
Pimco Loses Bond Crown to Vanguard
05 de Maio de 2015 às 12:51
  • ...

Há dois anos que os resgates do fundo da Pimco superavam as subscrições. Uma evolução que levou a que o fundo Total Return da Pimco deixasse de ser o maior fundo de obrigações do mundo. Os dados divulgados, esta segunda-feira, revelaram que este fundo tinha, no final de Abril, 110,4 mil milhões de dólares (98,8 mil milhões de euros) sob gestão. Um património que é superado pelo fundo Total Bond Market Index da Vanguard que, no mesmo período, tinha 117,3 mil milhões de dólares (105 mil milhões de euros) sob gestão.

 

Depois de em Setembro Bill Gross (na foto) ter saído abruptamente da gestora que ajudou a fundar, este é mais um revés para a Pimco, gestora que é detida pela Allianz. Aquando da saída do "rei das obrigações", o fundo tinha cerca de 220 mil milhões de dólares sob gestão, segundo a CNBC. Ou seja, em sete meses, o Total Return perdeu perto de 109,6 mil milhões de dólares. 

 

Ainda assim, em Abril, registou-se o menor volume mensal de resgates desde a saída de Gross (5,6 mil milhões de dólares). Um total que, no entanto, contribuiu para que o Total Return deixasse de ser o maior fundo de obrigações do mundo, "título" que detinha há quase duas décadas, segundo o El Confindencial. Este chegou mesmo a ser, em 2012, o maior fundo de investimento do mundo, tendo terminado esse ano com 285 mil milhões de dólares em activos sob gestão.

 

Mas, segundo o Financial Times, foi em 2013 que atingiu o maior volume sob gestão: 293 mil milhões de dólares. Foi precisamente nesse ano que os resgates começaram a superar as subscrições, com os primeiros sinais de que a Reserva Federal iria começar a retirar os estímulos à economia. As notícias da tensão entre Mohamed El-Erian e Bill Gross, que culminaram com a saída do primeiro em Janeiro de 2014, aceleraram as saídas de investimento.

 

A gestora tem, nos últimos meses, tentado recuperar a confiança dos investidores. Prova disso é a contratação, anunciada na semana passada, de Ben Bernanke, antigo presidente da Reserva Federal, como consultor na área de investimentos. Estas tentativas não têm sido, para já, bem-sucedidas. E a Vanguard é a gestora que tem saído beneficiada com a saída dos investidores da Pimco.

 

A Vanguard gere também o maior fundo de acções do fundo, o Total Stock Market Index, que tem cerca de 400 mil milhões de dólares em activos.

Ver comentários
Saber mais fundos de investimento obrigações Pimco Bill Gross Allianz Total Return Vanguard gestão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio