Notícia
Bernanke também vai ser consultor da Pimco
No espaço de duas semanas o ex-presidente da Reserva Federal celebrou acordos para ser consultor em duas gestoras de activos. Na Pimco, Ben Bernanke vai ser consultor na área de investimentos.
Ben Bernanke, ex-presidente da Reserva Federal, vai ser consultor da Pacific Investment Management (Pimco) na área de investimentos, anunciou aquela que é a maior gestora de fundos de obrigações do mundo.
Este é o segundo lugar de consultor que Ben Bernanke anuncia no espaço de duas semanas. A 16 de Abril foi anunciado que o antecessor de Janet Yellen tinha sido contratado pela Citadel, um "hedge-fund" norte-americano que gere 26 mil milhões de dólares em activos.
Bernanke, que liderou a Fed durante oito anos e tem actualmente 61 anos, já tinha colaborado com a Pimco, tendo sido um dos oradores da conferência anual de 2015 da gestora e participado nos dois últimos fóruns trimestrais, onde são definidas as estratégias de investimento.
"Obviamente que a sua experiência no banco central é importante neste momento, dado o ciclo económico em que está a economia norte-americana", disse à Bloomberg Daniel Ivascyn, CIO da Pimco.
A contratação de Bernanke surge depois da firma ter sofrido um forte revés com as saídas de Bill Gross e Mohamed EL-Erian, o que provocou avultados resgates dos fundos da Pimco.
Também Alan Greenspan, que foi presidente da Fed durante 18 anos, foi contratado pela Pimco como consultor pouco depois de deixar o banco central.