Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Dima Mohammed: Gaza foi uma prisão a céu aberto durante 17 anos, agora é um cemitério

O que aconteceu em Gaza no último ano “faz parte do projeto sionista colonial de aniquilação do povo palestiniano”. Esta é a convicção da académica luso-palestiniana Dima Mohammed. A coordenadora do Laboratório de Argumentação, Cognição e Linguagem (ArgLab) da Universidade Nova de Lisboa chegou a Portugal há 13 anos, depois de ter feito o doutoramento na Holanda. O seu trabalho de investigação na área da argumentação política deu-lhe ferramentas científicas que usa também enquanto ativista na defesa dos direitos do povo palestiniano.
Filipa Lino e Vítor Mota - Fotografia 31 de Janeiro de 2025 às 11:00

O que aconteceu em Gaza no último ano "faz parte do projeto sionista colonial de aniquilação do povo palestiniano". Esta é a convicção da académica luso-palestiniana Dima Mohammed. A coordenadora do Laboratório de Argumentação, Cognição e Linguagem (ArgLab) da Universidade Nova de Lisboa chegou a Portugal há 13 anos, depois de ter feito o doutoramento na Holanda. O seu trabalho de investigação na área da argumentação política deu-lhe ferramentas científicas que usa também enquanto ativista na defesa dos direitos do povo palestiniano. Hoje, a palavra genocídio já está a ser utilizada pelas organizações internacionais quando falam de Gaza, diz. Mas distingue as coisas. "Dizer que os judeus estão a cometer o genocídio na Palestina, não é verdade! São sionistas israelitas que o estão a fazer." O que é preciso fazer agora é reconhecer o Estado da Palestina e criar as condições para que os palestinianos escolham quem querem que os governe. A única solução possível que vê para este conflito é israelitas e palestinianos viverem juntos, no mesmo território, com direitos iguais.


Ver comentários
Saber mais Dima Mohammed Gaza guerra Israel Pelestina judeus palestinianos exército Nações Unidas colonatos Cisordânia Hamas genocídio sionismo ArgLab
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio