Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxas de juro recuam em toda a Europa com compra de dívida pelo BCE e antes dos testes de stress

O banco central já procedeu à compra de 800 milhões de euros de activos de bancos espanhóis, portugueses, italianos e alemães, com o objectivo de aliviar o balanço das instituições de forma a fazer chegar mais dinheiro a empresas e famílias.

Portugal, Espanha e Itália recordados na manifestação de Atenas
24 de Outubro de 2014 às 13:11
  • 4
  • ...

As taxas de juro da dívida soberana estão a recuar em toda a Europa. Apesar de ligeiras, tanto os periféricos como as maiores economias registam quedas na sessão desta sexta-feira, 24 de Outubro.

 

As economias da Zona Euro estão agora em compasso de espera antes da divulgação de resultados dos testes de stress efectuados pelo Banco Central Europeu (BCE). A autoridade monetária vai divulgar a sua avaliação a 130 dos maiores bancos europeus no domingo, 26 de Outubro. Mas mais de 30 bancos poderão ter 15 mil milhões de euros em falta nos seus cofres, conforme aponta uma análise do Citi.

 

Ao mesmo tempo, teve o início do programa de compra de dívida privada pelo BCE no início desta semana. A compra de covered bonds tem ajudado a acalmar os mercados de dívida soberana, em particular os periféricos.

 

O banco central já procedeu à compra de 800 milhões de euros de activos de bancos espanhóis, portugueses, italianos e alemães, com o objectivo de aliviar o balanço das instituições de forma a fazer chegar mais dinheiro a empresas e famílias e combater a queda dos preços na Zona Euro.

 

A taxa de juro da Grécia - que na semana anterior sofreu uma subida de 300 pontos base. A razão? Os mercados - a par dos parceiros europeus - não reagiram bem ao chumbo do plano de saída do resgate internacional mais cedo por parte de Atenas.

 

Mas desde o anúncio que o BCE ia avançar para a compra de "covered bonds" que os juros já perderam 180 pontos. A Grécia regista hoje uma queda de 6,5 pontos para 7,345%.

 

Nos outros países do Sul da Europa o cenário é semelhante, com os juros de Portugal, Espanha e Itália a recuarem pelo quarto dia consecutivo. Portugal recua 6,1 pontos para 3,222%, enquanto Espanha desce 3,5 pontos para 2,151% e Itália perde 1,9 pontos para 2,484%.

 

Ao mesmo tempo, as taxas de juro das maiores economias do euro estão em queda. O bund alemão cai 3,9 pontos para 0,863%, enquanto a taxa de juro francesa recua 3,1 pontos para 1,035%. Outros países também registam descidas para valores abaixo de 1%: A Finlândia sobe 4,5 pontos para 0,998%, enquanto a Holanda desce 3,6 pontos para 0,868%.

Ver comentários
Saber mais BCE periféricos taxas de juro yields Banco Central Europeu Portugal bund testes de stress
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio