Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro ganha com expectativa sobre entrada em circulação

O euro valorizava 0,61% face ao dólar, com os investidores a acreditarem que a entrada em circulação da divisa europeia poderá contribuir para cimentar a sua credibilidade e favorecer a sua cotação relativamente às restantes divisas.

31 de Dezembro de 2001 às 16:31
  • ...
O euro valorizava 0,61% face ao dólar, com os investidores a acreditarem que a entrada em circulação da divisa europeia poderá contribuir para cimentar a sua credibilidade e favorecer a sua cotação relativamente às restantes divisas.

A moeda única [EUR] transaccionava nos 0,8908 dólares e cotava nos 116,50 ienes, registando uma subida de 0,41% face à divisa nipónica.

A valorização apresentada hoje pelo euro diluía parcialmente as perdas anuais acumuladas pela divisa europeia, que em 2001 viu diminuir em 5,52% o seu valor face ao dólar.

O euro vai começar amanhã a circular em todos os 12 países que compõem a União Económica e Monetária (UEM), três anos após a sua introdução, que ocorreu a 1 de Janeiro de 1999.

Os analistas citados pelas agências internacionais acreditam que «agora o euro vai ter mais credibilidade», o que poderá repercutir-se positivamente no seu valor. Quando a moeda única iniciou a transaccionar há quase três anos, valia 1,17 dólares.

Segundo os mesmos analistas, no decorrer dos primeiros meses de 2002 o Banco Central Europeu (BCE) poderá baixar a sua taxa de juro de referência, que actualmente se situa nos 3,25%, na tentativa de estimular o crescimento da economia europeia.

A descida dos juros costuma impulsionar o investimento e o consumo, através da diminuição dos encargos afectos à contracção de financiamentos.

No decorrer deste ano, o iene registou a maior queda anual face ao dólar desde 1989, devido aos receios de que a economia nipónica, que actualmente se encontra em recessão, poderá continuar a degradar-se nos próximos tempos. O dólar valia hoje 130,95 ienes.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio