Notícia
VW ID.Buzz: "Pão de forma" elétrico com sete lugares
A Volkswagen reforçou a gama do seu furgão elétrico ID.Buzz com novas versões para famílias e profissionais. Seis ou sete lugares, duas distâncias entre eixos, novas baterias e autonomia até 467 km, são os principais argumentos.
Reinterpretação do icónico Volkswagen ‘Pão de Forma’ da década de 50, o VW ID.Buzz acrescenta à sua gama novas versões atualizadas a nível de equipamento, ‘software’, lotação e motorizações mais eficientes e de maior autonomia.
Com um comprimento de 4,962 metros, a nova variante ID.Buzz de sete lugares agora apresentada tem mais 25 cm na distância entre eixos face à carroçaria mais curta da versão com seis lugares. Este crescimento adicional cria espaço para mais dois ocupantes, numa configuração de dois à frente, três na segunda fila e dois na terceira fila de bancos (2/3/2), além de mais espaço para bagagem.
No habitáculo, com cinco pessoas a bordo, a capacidade máxima da bagageira é de 1.340 litros, mas mesmo com sete pessoas a bagageira continua a ser generosa – 306 litros. Com os bancos da segunda e terceira filas totalmente rebatidos, o volume da bagageira é extensível aos 2.469 litros.
No caso do ID.Buzz de seis lugares, com carroçaria de 4,712 metros de comprimento, a configuração interior é de 2/2/2 – até agora esta variante de carroçaria só estava disponível como veículo de cinco lugares.
Motorizações, baterias e ‘software’
Além da superior lotação, todas as versões – Pro 6 e Pro 7, assim como a Cargo – são propulsionadas por um novo motor elétrico de 210 kW (286 cv), associado a duas novas baterias (84 kWh e 91 kWh), que oferecem autonomias elétricas de, respetivamente, até 430 km e 470 km.
Com a bateria de 91 kWh, a versão de sete lugares está preparada para carregamentos rápidos até 200 kW, sendo possível elevar a carga dos 10% ao 80% em apenas 26 minutos.
A velocidade máxima está limitada a 160 km/h, ao passo que a aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se agora em 7,6 s (6 Lugares) e 7,9 s (7 Lugares).
A nível de ‘software’, a gama ID.Buzz beneficia de série de uma geração completamente nova de sistemas de ‘infotainment’ com navegação mais intuitiva e superior capacidade de processamento de dados. O ecrã tátil do sistema é agora de 12,9 polegadas em vez das anteriores 12,0’’ (33 cm de diagonal em vez de 30 cm) e o novo assistente de voz IDA inclui a integração de ChatGPT (IA/inteligência artificial).
O modelo recebe também novos sistemas de assistência, incluindo o Park Assist Pro com uma função de estacionamento remoto através de ‘smartphone’. O sistema de aviso de saída é outra novidade e alerta sobre a aproximação de veículos motorizados e bicicletas pela retaguarda mediante a abertura de uma porta.
Equipamento de série alargado
Entre outros itens, todos os novos ID. Buzz Pro estão equipados com duas portas traseiras laterais deslizantes, faróis e farolins traseiros com tecnologia LED, câmara frontal para sistemas de assistência ao condutor, volante multifunções, sistema de manutenção na faixa de rodagem, sistema de travagem de emergência, ‘cruise control’, reconhecimento de sinais de trânsito, sensores de estacionamento, ar condicionado automático e sistema de arranque sem chave.
Um novo teto panorâmico de alta tecnologia, com vidro inteligente, está disponível para ambas as versões.
Entre os principais equipamentos de personalização, os novos ID.Buzz podem contar com quatro combinações de pintura bi-color, jantes de 19’’, 20’’ ou 21’’ ou várias tonalidades e revestimentos para os bancos e portas.
O ID.Buzz pode incluir ainda carregador indutivo para telemóvel, ‘head up display’, sistema de som Harman Kardon com ‘subwoofer’ e 700 W, iluminação ambiente com 30 cores, e bancos dianteiros com ajustes elétricos, entre outros.
Preços em queda
Apesar da atualização, o novo ID. Buzz é mais barato face ao modelo anterior de cinco lugares. A versão de seis lugares (84 kWh) tem preços a partir 60.282 euros (menos 2.000 euros), enquanto a versão alongada de sete lugares (91 kWh) tem preços a partir de 62.164 euros (menos 3.000 euros). Já o ID. Buzz Pro Cargo 84 kWh (286 cv) está disponível desde 58.177 euros.
Mais tarde, estará disponível a versão mais desportiva GTX com dois motores elétricos, 340 cv e tração integral 4Motion de série. Exterior e interior mais exclusivo e 1.800 quilos de peso rebocável.
No final do ano sairá a versão ‘Pure’ com um motor de 170 cv, bateria de 63 kWh e 330 km de autonomia, que terá um preço de entrada abaixo de 50.000 euros.