Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolha nos metais pode rebentar este ano

Os analistas voltaram a lançar o alerta: o mercado de metais está à beira de um "crash" e a bolha pode rebentar ainda este ano. Em causa está um maior crescimento da oferta de metais do que da procura, o que, num mercado equilibrado, leva a uma descida do

  • ...

Os analistas voltaram a lançar o alerta: o mercado de metais está à beira de um "crash" e a bolha pode rebentar ainda este ano. Em causa está um maior crescimento da oferta de metais do que da procura, o que, num mercado equilibrado, leva a uma descida dos preços.

Mas os metais industriais têm estado a subir, e bastante. O cobre, um dos metais em maior destaque em 2007, já valorizou 36% desde o início do ano. Além deste, o preço do níquel subiu 68,77% e o chumbo já rendeu 27,03%.

A forte valorização do preço dos metais, o que tem cativado cada vez mais investidores para este tipo de activos, acontece apesar de muitos especialistas já estarem a alertar para o perigo da bolha há vários meses.

O responsável da Merrill Lynch na análise do mercado de metais, Jon Bergtheil, é um deles. "Mantemos a nossa opinião. Os preços estão insustentáveis", afirmou à Bloomberg.

Um inquérito feito por esta agência junto de 12 analistas do mercado de matérias-primas conclui que o preço do cobre pode cair até 30% em 2007, recuando dos actuais 8.160 dólares tonelada até aos 5.650 dólares (4.150 euros). Já o níquel e o chumbo poderão registar correcções na ordem dos 50% para os 24.250 dólares e 1.000 dólares a tonelada, respectivamente.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio