Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Valor da avaliação bancária aumenta em Janeiro

Depois de quatro quedas mensais consecutivas, o valor médio da avaliação bancária começou o ano a aumentar. Cresceu 0,5% face ao mês anterior, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Bruno Simão/Negócios
25 de Fevereiro de 2015 às 11:58
  • ...

"O valor médio de avaliação bancária [realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação] do total do país foi 1.010 euros por metro quadrado em Janeiro, correspondendo a um aumento de 0,5% face ao mês anterior", refere o comunicado publicado pelo INE, esta quarta-feira. Face ao mesmo mês do ano anterior, no entanto, o valor médio de avaliação manteve-se inalterado.

 

A subida verificada no primeiro mês do ano deve-se sobretudo ao aumento na Área Metropolitana de Lisboa, onde o valor médio passou de 1.208 euros por metro quadrado em Dezembro para 1.221 euros por metro quadrado.

 

Por tipo de habitação, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos cresceu 0,8% face a Dezembro para os 1.051 euros por metro quadrado. Novamente foi na Área Metropolitana de Lisboa que se "registou o maior aumento do valor médio (12 euros por metro quadrado), fixando-se o valor de avaliação em 1.215 euros por metro quadrado".

 

Face ao período homólogo, o valor médio de avaliação dos apartamentos no total do país aumentou 0,9%.

 

Já no que diz respeito às moradias, o valor médio de avaliação bancária, para o total do país, atingiu os 942 euros por metro quadrado, em Janeiro, menos um euro do que em Dezembro. "As diminuições verificadas nas regiões Centro e Algarve (variações de -0,7% e -2,3%, respectivamente) mais que compensaram os aumentos apresentados nas restantes regiões", acrescenta o INE.

 

Também em termos homólogos, a evolução foi negativa e o valor médio de avaliação das moradias diminuiu 1,1%. 

 

Este indicador divulgado pelo INE tem um papel relevante para as pessoas que pretendam adquirir habitação através de crédito bancário, dado que as instituições financeiras têm por base o valor da avaliação dos imóveis para definir qual o montante concedido. Por norma, os bancos concedem até 80% do valor da avaliação. O que significa que se a avaliação de um imóvel for de 100 mil euros, a banca financia até 80 mil euros. 

Ver comentários
Saber mais avaliação bancária banca crédito à habitação INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio