Notícia
Valor médio da avaliação bancária acentua queda em Outubro
O valor médio da avaliação bancária caiu, em Outubro, pelo segundo mês consecutivo, para os 1.014 euros por metro quadrado, revela esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística.
O valor médio da avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, caiu em Outubro, pelo segundo mês consecutivo. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística esta terça-feira, 25 de Novembro, situou-se em 1.014 euros por metro quadrado no mês passado, o que representa uma queda de 1,5% em relação a Setembro.
Face ao mesmo mês do ano passado, o valor médio de avaliação registou uma diminuição de 0,5% no conjunto do País, sendo o Norte a única região que registou uma variação homóloga positiva.
Segundo os dados do INE, a diminuição do valor agregado foi, em grande medida, influenciada pelas regiões de Lisboa e do Algarve, com valores médios de avaliação de 1.221 euros e 1.242 euros, respectivamente (1.229 euros por metro quadrado e 1.298 euros por metro quadrado em Outubro de 2013).
No que diz respeito aos apartamentos, o valor médio de avaliação bancária fixou-se em 1.057 euros por metro quadrado, inferior em 1,9% ao valor observado em Setembro. A região de Lisboa, ao passar de um valor médio de avaliação de 1.240 euros, em Setembro, para 1.220 euros, em Outubro, foi determinante para a variação do valor médio do total do País.
O valor médio de avaliação bancária das moradias, para o total do País, caiu de 956 euros por metro quadrado em Setembro para 944 euros por metro quadrado, em Outubro, em resultado de decréscimos na maioria das regiões, destacando-se em particular os contributos da região do Norte e de Lisboa.