Notícia
Banca diminuiu ligeiramente a avaliação das habitações em Dezembro
A avaliação dos imóveis realizada pelo sistema bancário diminuiu em Dezembro. O valor médio de avaliação bancária, de acordo com os dados do INE, em Dezembro, diminuiu 0,1% face ao mês de Novembro e 0,9% face ao período homólogo.
O preço médio das avaliações bancárias desceu 0,9% para 1.005 euros por metro quadrado, em Dezembro, quando comparado com igual período de 2013, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 23 de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em relação a Novembro, este indicador diminuiu 0,1%.
O gabinete nacional de estatística explica ainda que "o valor médio de avaliação para o conjunto do ano de 2014 fixou-se em 1.009 euros por metro quadrado, o que se traduziu num aumento de 0,3% relativamente ao ano anterior".
A generalidade das regiões portuguesas registou, no último mês de 2014, taxas de variação negativas. Todavia, o Algarve foi a região nacional que registou a redução homóloga mais acentuada (-5,4%), com um valor médio de 1223 euros por metro quadrado. O INE explica ainda que "tendo como referência a média do País, a análise por NUTS II dos índices de valor médio de avaliação bancária de habitação mostrou decréscimos relativamente ao mês anterior em 11 das 25 regiões analisadas, tendo as regiões de Terras de Trás-os-Montes e de Coimbra registado a diminuição mais acentuada (-3,2 %)".
Neste documento revelado esta sexta-feira, o INE clarifica que "com o presente destaque inicia-se a publicação de valores médios de avaliação bancária, com dados retrospectivos a Janeiro 2011, de acordo com a Nomenclatura Comum das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS) definida pelo Regulamento (UE) N º 868/2014 da Comissão, de 8 de agosto de 2014, que altera os anexos do Regulamento (CE) N.º 1059/2003 do Parlamento Europeu e do Conselho". "Apesar do artigo 2º do regulamento estabelecer o dia 1 de Janeiro de 2016 para o início da transmissão de dados ao Eurostat nas novas NUTS, o Eurostat estabeleceu um acordo com o INE para que esta transmissão se inicie a 1 de Janeiro de 2015".
Este indicador é essencial para quem está a tentar comprar casa com recurso a crédito bancário. É com base na avaliação bancária que os bancos estipulam o valor que emprestam às famílias. Regra geral, a banca financia até 80% da avaliação feita ao imóvel. O que significa que um imóvel que seja avaliado em 100 mil euros, por exemplo, poderá ser financiado por um empréstimo até 80 mil euros.