Notícia
Bancos voltam a reduzir avaliações das casas
A avaliação dos imóveis feita pela banca voltou a diminuir, em Novembro, para valores idênticos aos observados em Junho. O Algarve continua a ser a região onde o preço médio é mais elevado.
O preço médio das avaliações bancárias desceu 1,2% para 1.006 euros por metro quadrado, em Novembro, quando comparado com igual período do ano passado, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira, 22 de Dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor por metro quadrado é idêntico ao observado em Junho.
A queda dos valores foi verificada na esmagadora maioria das regiões. O Norte e o Centro foram as únicas regiões que assistiram a uma subida dos preços, em termos homólogos. A maior queda foi protagonizada na Região Autónoma da Madeira, onde o preço médio do metro quadrado diminuiu 10,7%, quando comparado com igual período do ano passado, com o valor a recuar para 1.148 euros.
A região onde o preço médio das avaliações bancárias é mais alto é no Algarve (1.241 euros), enquanto o mais baixo é no Centro (847 euros).
Este indicador é essencial para quem está a tentar comprar casa com recurso a crédito bancário. É com base na avaliação bancária que os bancos estipulam o valor que emprestam às famílias. Regra geral, a banca financia até 80% da avaliação feita ao imóvel. O que significa que um imóvel que seja avaliado em 100 mil euros, por exemplo, poderá ser financiado por um empréstimo até 80 mil euros.