Notícia
Bancos elevam avaliação bancária das casas para níveis de há dois anos
O valor médio da avaliação bancária voltou a aumentar em Agosto. O preço médio do metro quadrado da habitação está no nível elevado desde Julho de 2012. É no Norte que se estão a verificar os maiores aumentos, mas é no Algarve que o preço é o mais alto.
O valor médio da avaliação bancária aumentou, em termos homólogos, 1,9% em Agosto para 1.032 euros por metro quadrado, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, 24 de Setembro. Este é o valor mais elevado desde Julho de 2012, altura que ficou marcada por uma descida dos preços em Portugal, que chegaram a ficar abaixo do patamar dos 1.000 euros no início de 2013, sendo este o valor mais baixo desde que há registos (os dados do INE recuam a Setembro de 2008).
A subida de preços foi generalizada nas várias regiões face ao mês anterior, com a média do país a crescer 1,3%. Mas foi na região Norte que se verificou o maior aumento (2,4%). Comparando com igual período do ano passado, o Norte também protagonizou o maior acréscimo (2,4%), sendo que, na variação homóloga, se verificaram quedas nos valores das avaliações bancárias realizadas aos imóveis no Alentejo (-2,3%), Regiões Autónomas dos Açores (-4,3%) e da Madeira (-8,8%).
Este indicador é essencial para quem está a tentar comprar casa com recurso a crédito bancário. É com base na avaliação bancária que os bancos estipulam o valor que emprestam às famílias. Regra geral, a banca financia até 80% da avaliação feita ao imóvel. O que significa que um imóvel que seja avaliado em 100 mil euros, por exemplo, poderá ser financiado por um empréstimo até 80 mil euros.
No que respeita aos valores absolutos, o Algarve continua a liderar. A avaliação média do metro quadrado naquela região ascendeu a 1.246 euros. Um valor que está 21% acima da média do país. Do lado oposto continua o Centro, cujo valor do metro quadrado está avaliado em 851 euros, menos 17,5% do que a média.