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CaixaBI reduz avaliação da Jerónimo Martins e prevê queda de lucros

A queda no preço dos produtos alimentares em Portugal e na Polónia está a pressionar os lucros da retalhista que apresenta os resultados trimestrais no dia 29 de Outubro. O CaixaBI reduziu a avaliação da empresa de 13,60 para 11,10 euros.

22 de Outubro de 2014 às 07:00
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Os lucros da Jerónimo Martins deverão recuar 7% no terceiro trimestre para os 107 milhões de euros. A estimativa é do CaixaBI que aponta a queda nos preços dos produtos alimentares, em Portugal e na Polónia, como a principal causa para esta descida. Os resultados do terceiro trimestre vão ser divulgados na próxima semana, no dia 29 de Outubro.

 

O banco de investimento considera que a retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos está a viver um "momento negativo" e que este "deverá continuar". Os resultados do terceiro trimestre deverão assim "reflectir o ambiente difícil vivido pela empresa".

 

A deflação está a acelerar e esta "tendência negativa" deverá fazer o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recuar 3,6% para os 216 milhões de euros.

 

No entanto, as vendas consolidadas deverão ter aumentado 6,8% face a período homólogo para os 3.265 milhões de euros no terceiro trimestre. Durante este período, as vendas da polaca Biedronka e do Pingo Doce terão subido 8,8% e 2,8% respectivamente. Já as vendas do Recheio terão recuado 1%, estima o CaixaBI.

 

Analisando em cadeia, os lucros deverão ter aumentado 29,1% face aos 83 milhões registados no segundo trimestre. No acumulado do ano, os lucros recuaram 10,2% para os 252 milhões, face aos 280 milhões registados em período homólogo.

 

O CaixaBI reviu em baixa o preço-alvo da Jerónimo Martins. Ao mesmo tempo, o banco de investimento manteve a recomendação da retalhista em "comprar".

 

O preço-alvo foi reduzido dos 13,60 para os 11,10 euros. A Jerónimo Martins está agora com um potencial de valorização de 32,19% face à cotação 8,397 euros a que fechou na sessão de terça-feira, 21 de Outubro.

 

Para contrariar a actual situação na Polónia, a Jerónimo Martins vai realizar o Dia Biedronka em Varsóvia a 13 de Novembro. A nova estratégia, aponta o CaixaBI, deverá passar pela abertura de lojas mais pequenas, de bairro, mais sofisticadas, com um maior sortido, e pelo reforço da presença nas áreas urbanas - 50% das futuras lojas vão abrir em grandes cidades.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

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