Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Soares da Costa dispara em bolsa e volume de acções supera um milhão

A construtora está a subir mais de 9% em bolsa e volume de acções já superou um milhão, quando a média diária dos últimos seis meses ronda os 271 mil títulos. Este comportamento bolsista da Soares da Costa tem lugar depois de António Mosquito ter concluído a aquisição de quase 67% da unidade de construção da empresa.

Bruno Simão/Negócios
27 de Novembro de 2013 às 10:21
  • 3
  • ...

A Soares da Costa está a subir 9,37% para os 0,35 euros. Contudo, já esta manhã os títulos da construtora chegaram a disparar 12,50% para os 0,36 euros, o valor mais elevado desde Fevereiro de 2012. Este comportamento bolsista ocorre depois de terça-feira, dia 26 de Novembro, o empresário António Mosquito ter concluído a aquisição de uma participação de 66,7% do capital da unidade de construção da Soares da Costa.

 

Segundo foi comunicado pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Grupo Soares da Costa (GDS) acordou com o empresário angolano, António Mosquito, o modelo e estrutura de uma operação de capitalização da sua subsidiária integral Soares da Costa Construção (SdC), através do aumento de capital de 70 milhões de euros.

 

Quanto ao volume de acções transaccionadas, esta manhã, já foram negociadas perto de um milhão e meio de títulos - 1.478.418 – quando a média diária dos últimos seis meses se situa nas 270.799 acções. Já na sessão de ontem trocaram de mãos cerca de 3,7 milhões de títulos da Soares da Costa.

 

Na sessão de ontem, os títulos da empresa encerraram a avançar 14,29% para negociarem nos 0,32 euros, uma cotação em que não encerrava desde Março de 2012. Todavia, o comportamento das acções não foi linear ao longo da sessão. Durante a manhã, os títulos chegaram a resvalar para terreno negativo, tendo permanecido nos 28 cêntimos até pouco depois das 15h00. A partir desse momento começaram a registar-se alterações no comportamento das acções.

 

Por isso, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), como normalmente faz quando há anúncios de informação relevante sobre empresas cotadas em bolsa, garantiu, em resposta ao Negócios, que a "situação está a ser analisada".

 

Ontem, foi também anunciado que António Mosquito também entra numa parceria com Luís Montez e passa a ser accionista do Grupo Media, que agrega os órgãos de comunicação social da Controlinveste: DN, JN ou TSF. 

 
Sociedade de Construções Soares da Costa
A Soares da Costa é um dos grandes grupos de construção em Portugal, cotado em bolsa. O nome está amplamente ligado a Manuel Fino, dono de uma participação maioritária, em torno de 70%. Esta empresa não sofre qualquer alteração accionista com este acordo. O que se altera é a estrutura accionista da Sociedade de Construções Soares da Costa, até aqui detida pelo grupo.
 
De acordo com o site da empresa, a unidade de construções, que passa a ser detida em 67,7% por António Mosquito, "é a verdadeira âncora do Grupo e a descendente directa da empresa-mãe". Esta é a sociedade que mais contribui para o volume de negócios do grupo. O grupo Soares da Costa SGPS fica, agora, apenas com uma posição de 33,3%. 
Ver comentários
Saber mais Soares da Costa António Mosquito Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Luís Montez accionista do Grupo Media Controlinveste
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio