Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quebra de 19% dos lucros atira CTT para maior queda desde o Brexit

Na primeira sessão bolsista desde que reportou uma diminuição dos lucros de 19%, os CTT caíram mais de 6% e chegaram a negociar nos 6,67 euros, a maior queda diária e o valor mais baixo desde 24 de Junho, dia seguinte ao referendo britânico.

A empresa de correios é outra das cotadas com uma taxa de rentabilidade do dividendo elevado. Os CTT propõem um dividendo de 47 cêntimos por acção, o que tem implícito um retorno de 5,91% face ao valor das acções.
Miguel Baltazar
05 de Agosto de 2016 às 17:26
  • 3
  • ...

Foi uma semana negativa para os CTT, que após registarem quatro sessões bolsistas consecutivas no vermelho, acabaram por acumular uma desvalorização semanal de 8,48%. No entanto, foi na sessão desta sexta-feira, 5 de Agosto, que os CTT mais perderam, ao recuarem 6,16% para 6,86 euros, isto num dia em que chegaram a cair 8,76% para os 6,67 euros por acção e em que foram a cotada que mais contribuiu para impedir uma maior subida da bolsa nacional.

 

Tratou-se mesmo da maior queda diária e do valor mais baixo registados pelos CTT desde a sessão de 24 de Junho, o dia que se seguiu ao referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia que acabou por dar a vitória ao Brexit. Essa foi uma "sexta-feira negra" para os mercados mundiais, muito penalizados pela incerteza decorrente da incerteza em torno da saída britânica da UE.

 

Esta sexta-feira representou um dia de grande liquidez para os títulos accionistas dos CTT, com mais de 2,74 milhões de acções a trocarem de mãos, o maior volume negociado desde 5 de Novembro do ano passado. Volume muito superior à média diária dos últimos seis meses de pouco mais de 445 mil títulos. Desde o início do ano os CTT já perderam 22,52% do seu valor em bolsa, para uma capitalização bolsista que se situa agora nos 1.029 milhões de euros.

 

A penalizar a cotada na última sessão bolsista desta semana estiveram os resultados semestrais que foram ontem divulgados já depois do fecho da bolsa nacional. Os CTT registaram um lucro de 31,7 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que configura uma descida de 19,1% relativamente ao resultado líquido obtido no período homólogo.

 

Segundo a comunicação feita pelos CTT à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a pressionar os resultados dos correios nacionais esteve o projecto financeiro da empresa, que teve um impacto negativo de 10,2 milhões de euros. Excluindo o Banco CTT, os CTT teriam alcançado lucros de 41,8 milhões de euros, o que representaria mais 0,2% do que o resultado conseguido em igual período do ano passado.

Ver comentários
Saber mais CTT CMVM Banco CTT
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio