Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CTT afundam mais de 8% após resultados inferiores ao esperado

As acções do CTT estão a reagir em forte queda aos resultados apresentados ontem, que foram inferiores ao esperado pelos analistas do CaixaBI, sobretudo no que diz respeito às receitas.

A empresa de correios é outra das cotadas com uma taxa de rentabilidade do dividendo elevado. Os CTT propõem um dividendo de 47 cêntimos por acção, o que tem implícito um retorno de 5,91% face ao valor das acções.
Miguel Baltazar
05 de Agosto de 2016 às 09:15
  • 6
  • ...

As acções dos CTT estão a desvalorizar na bolsa de Lisboa pela quarta sessão consecutiva, depois de a empresa ter apresentado resultados inferiores ao esperado pelos analistas.

Os títulos afundam 8,47% para 6,686 euros, depois de já terem perdido um máximo de 8,76% para 6,67 euros - o valor mais baixo desde o dia 24 de Junho – elevando para mais de 23% a desvalorização acumulada desde o início do ano.

Só na primeira hora de negociação já trocaram de mãos 785.012 acções, um valor superior à média diária dos últimos seis meses, que é de 428.135.

Na quinta-feira, após o fecho do mercado, a empresa liderada por Francisco Lacerda  anunciou que fechou o primeiro semestre do ano com um resultado líquido de 31,7 milhões de euros, uma queda de 19,1% face ao mesmo período de 2015.

De acordo com o comunicado emitido à CMVM, os resultados foram pressionados pelo projecto bancário, que teve um impacto de -10,2 milhões de euros. Excluindo este efeito os lucros atingiram 41,8 milhões de euros, mais 0,2% face ao primeiro semestre de 2015.

 

Já as receitas desceram de 175,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2015 para 171,6 milhões de euros no mesmo período deste ano, uma evolução "inferior" ao esperado pelos analistas do CaixaBI.

 

"Os resultados dos CTT no segundo trimestre foram inferiores às nossas estimativas por via de um nível de receitas inferior ao antecipado e de uma redução da margem EBITDA no segmento de Correios", referem os analistas numa nota de research.

 

A evolução das receitas levou mesmo a gestão da empresa a rever as estimativas para este ano. Em vez de um "crescimento das receitas", os CTT ambicionam agora uma evolução estável em 2016.

De acordo com a mesma fonte, a política de dividendos não foi alterada, mantendo-se a referência a um "crescimento estável do dividendo".

 

"O aumento de custos com o Banco CTT continua também a penalizar a rentabilidade. Ainda que esses efeitos tenham sido ligeiramente compensados por ganhos de eficiência, o resultado líquido foi de 11 milhões de euros no segundo trimestre (uma quebra de 34% face ao período homólogo)", acrescenta o banco de investimento.

O CaixaBI, que atribui a recomendação de "comprar" e um preço-alvo de 9,5 euros às acções dos CTT, admite rever as suas próprias estimativas depois da conference call com analistas.

Também o BPI antecipa que os resultados apresentados poderão ter "impacto" nas suas estimativas, especialmente no que diz respeito às receitas da unidade de serviços financeiros. 


Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões 
Ver comentários
Saber mais CTT Lisboa Francisco Lacerda CMVM Correios Banco CTT reserach CaixaBI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio