Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros das obrigações turcas com maior subida desde 2008 com protestos no país

Protestos na Turquia levaram milhares para as ruas, contra o Governo de Erdogan. Bolsa está a desvalorizar perto de 5%.

03 de Junho de 2013 às 09:55
  • 2
  • ...

O juro exigido pelos investidores para comprarem obrigações da Turquia está a disparar esta manhã, no mercado secundário, a negociar com a maior subida desde 2008, enquanto a lira e as acções do país estão a recuar, depois dos protestos dos últimos dias no país contra o Governo de Recep Erdogan terem trazido milhares de pessoas para as ruas.

 

Os juros das obrigações turcas a dois anos sobem 41 pontos base, para 6,48%, naquela que é a maior subida intradiária desde Dezembro de 2008, segundo os dados da Bloomberg. Já as “yields” a 10 anos estão a ganhar 28 pontos base, para 7,12%.

 

A bolsa turca está a afundar 4,9%, a maior queda desde Agosto de 2011, com os investidores a evitarem os activos do país, depois da Turquia ter registado protestos nas quatro maiores cidades do país e a polícia deter mais de mil pessoas.

 

Os protestos, que desde sexta-feira tiveram lugar principalmente em Istambul, a maior cidade do país, e Ancara, a capital, estenderam-se ontem para Esmirna e Adana, as terceira e quarta maiores cidades do país.

 

Os protestos começaram de uma forma aparentemente inofensiva, com grupos ambientalistas a manifestarem-se quando algumas árvores foram cortadas na praça Taksim, a maior da cidade. O abate de árvores faz parte de um plano para requalificar a área, que inclui a construção de um centro comercial.

Ver comentários
Saber mais juros Turquia economia financiamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio