Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Financiamento de quatro meses à Grécia leva bolsas europeias a máximo de sete anos

Depois das bolsas asiáticas e de Wall Street, seguem-se as praças europeias com valorizações, aplaudindo o entendimento, ainda que provisório, entre a Grécia e os parceiros europeus.

23 de Fevereiro de 2015 às 09:21
  • 2
  • ...

A ajuda financeira por quatro meses que os parceiros europeus acordaram com a Grécia está a ser aplaudida pelos mercados. Além do mercado de dívida, também as bolsas da Europa – seguindo a tendência positiva da Ásia e de Wall Street – estão a negociar com subidas em relação a sexta-feira passada.

 

Pelo meio, houve um entendimento entre o Executivo helénico e a Europa para que, mediante a entrega de uma lista de medidas a implementar, fosse estendido o empréstimo externo a Atenas por mais quatro meses.

 

Um acordo que foi saudado tendo em conta que se temia que, sem um entendimento (mesmo que temporário), a banca grega, que tem sobrevivido com a ajuda extraordinária de um sistema do Banco Central Europeu (ELA), pudesse caminhar para o colapso. À Reuters, o ministro irlandês das Finanças havia dito que, sem acordo, poderia haver um colapso dentro de dias.

 

Assim, com um alívio nos mercados, as acções europeias estão em alta. O Stoxx Europe 600 está a ganhar 0,54% para os 384,32 pontos, tendo já tocado na cotação mais elevada desde Outubro de 2007. É o quinto dia consecutivo de avanços.

 

O português PSI-20 ganha 0,34% num dia em que as subidas das restantes praças da Europa Ocidental são superiores a 0,5%. Madrid ganha 0,89%, Milão soma 0,82% e Frankfurt valoriza 0,73%. A Grécia é o tema que está a justificar os ganhos mas a praça de Atenas está hoje encerrada devido a um feriado.

 

Os vários sectores estão a contribuir para a valorização das bolsas europeias, sendo que a banca está a ajudar. O português BCP, com uma valorização de 3,4% para 8,2 cêntimos, segue na linha da frente.

 

 

Ver comentários
Saber mais Grécia Ásia Wall Street
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio