Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ouro perde atractividade como metal de refúgio

A aposta dos fundos de investimento no ouro está a diminuir, segundo dados divulgados pelo Governo dos EUA. A matéria-prima caiu para mínimos de sete semanas esta segunda-feira, depois do acordo no Eurogrupo, na sexta-feira.

Reuters
Negócios 23 de Fevereiro de 2015 às 16:28
  • 4
  • ...

O apelo do ouro como metal de refúgio está a diminuir. Segundo dados revelados pelo Governo norte-americano, citados esta segunda-feira pela Bloomberg, os fundos de investimento estão a diminuir consecutivamente as apostas de longo prazo no ouro. A aposta dos investidores no metal precioso caiu 18% entre 10 e 18 de Fevereiro, o maior desinvestimento em 15 semanas. O investimento recuou pela terceira semana consecutiva, a queda mais longa desde Novembro. Em Fevereiro, as perdas em trocas que utilizam o ouro como colateral somam 4 mil milhões de dólares.

 

Apesar da incerteza face à Grécia e à Zona Euro, o tradicional investimento de refúgio não está a captar o interesse dos investidores. O dólar forte e as acções em máximos estão a tornar-se mais atractivas que o ouro, consideram os analistas. "Se não acontecer nada, deve-se esperar perder dinheiro [no investimento em] ouro. E a maior parte das vezes não acontece nada", afirma Jack Ablin, chefe de investimentos no BMO Private Bank. "Como investimento de risco, considero as acções mais atractivas", disse Ablin à Bloomberg.

 

A procura pelo ouro caiu também com a expectativa de aumento das taxas de juro pela Fed, dizem os analistas. Taxas de juro mais altas diminuem a atractividade do metal precioso, que geralmente oferece retorno através de ganhos no preço."Claramente qualquer coisa que não seja a ‘quebra completa’ da Grécia está a ser interpretado como negativo para o ouro", diz Matthew Turner, analista no Macquarie Group, à Bloomberg. "Desde que não haja grandes choques, o foco do mercado irá virar-se para o testemunho de Yellen", que irá discursar no Congresso esta semana e poderá actualizar a perspectiva da Reserva Federal sobre as taxas de juro, considera Turner.

 

Ouro cai para mínimos de sete semanas

O ouro para entrega em Abril caiu para 1.190,60 dólares por onça esta segunda-feira, mínimos de Janeiro. O acordo alcançado na sexta-feira em Bruxelas, estendendo o prazo de financiamento da Grécia por quatro meses (ainda dependente da aprovação da proposta de medidas económicas pelo Governo grego esta segunda-feira), provocou a queda no metal precioso. O encerramento do mercado chinês, segundo maior comprador mundial de ouro, devido ao Ano Novo, contribuiu para o decréscimo.   

 

O ouro para entrega imediata recuou para 1.191,19 dólares por onça esta manhã, mas inverteu a tendência e soma agora 0,4% para os 1.206,72 dólares por onça. 

Ver comentários
Saber mais Grécia Fed Reserva Federal Ouro minérios e metais mercado e câmbios dólar acções China
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio