Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES desliza 7,6% após ciclo de três dias com valorizações

Um dia depois do pedido de gestão controlada da ESFG, o BES não aguentou a pressão. Chegou a perder cerca de 10% na sessão. Ainda assim, ganhou terreno na semana em que Ricardo Salgado foi detido para interrogação.

Duarte Roriz/Correio da Manhã
25 de Julho de 2014 às 16:59
  • ...

O Banco Espírito Santo pôs fim ao ciclo de ganhos que marcou esta semana. Depois das fortes desvalorizações das semanas anteriores, o banco somou terreno por três dias seguidos, o que não acontecia desde o início de Junho. Esta sexta-feira, 25 de Julho, o vermelho foi a cor que tingiu as acções da instituição financeira.

 

As acções do BES caíram 7,60% para fecharem nos 0,45 euros. Ainda assim, acumulam uma subida semanal, já que tinham terminado a semana passada nos 0,42 euros. Um ganho de 3 cêntimos numa semana em que chegou até a disparar 14% na quarta-feira. No ano, a perda de valor é de 52%.

 

O comportamento desta sexta-feira do banco sob o comando de Vítor Bento (na foto) foi ligeiramente semelhante ao de muitas outras, com grandes oscilações de preços. Esteve a subir mais de 2% mas, pelas 12h15, começou a descer, chegando a cair perto de 10%. Uma pressão vendedora, tendo em conta a transacção de mais de 67 milhões de títulos, praticamente o dobro do habitual.

 

O desempenho do BES, um dia depois de Ricardo Salgado ser detido para interrogação, foi acompanhado por quedas para terreno negativo tanto do BCP como do BPI e do próprio PSI-20, que terminou o dia a perder 0,28%.

 

Como o Negócios escreve hoje, as acções do BES mantêm um comportamento vulnerável, sendo que a volatilidade continua a ser a ordem do dia.

 

As incertezas no banco continuam a persistir apesar de a nova administração, liderada por Vítor Bento e João Moreira Rato, ter tomado posse há já quase duas semanas. O presidente do regulador, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares, avisou ontem, no Parlamento, que haverá informação relevante sobre o BES que será divulgada.

 

Um dos momentos para tal divulgação é a apresentação de contas na próxima semana. A primeira data para a divulgação dos resultados do primeiro semestre era precisamente esta sexta-feira, embora tenha sido adiada para dia 30.

 

Os números do BES poderão trazer surpresas. Nomeadamente devido a um facto ontem ocorrido: a Espírito Santo Financial Group pediu protecção de credores no Luxemburgo, através do regime de gestão controlada. Com esse regime, a ESFG deixa de garantir a provisão de 700 milhões de euros que tinha constituído para assegurar o reembolso dos clientes de retalho do BES que tinham comprado papel comercial de sociedades do Grupo Espírito Santo. Agora, é o BES que tem de assegurar essa devolução

Ver comentários
Saber mais BES Banco Espírito Santo Grupo Espírito Santo Vítor Bento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio