Notícia
Regulador chinês "chumba" investimento da Anbang nos EUA
A Anbang, que foi candidata à compra do Novo Banco, fez uma ofensiva pela rede de hotéis Starwood e várias propriedades do fundo Blackstone, nos Estados Unidos. Mas o regulador chinês não está de acordo.
O regulador de seguros da China desaprova a oferta da Anbang, que foi candidata à compra do Novo Banco, pela rede de hotéis Starwood e várias propriedades do fundo Blackstone, segundo a revista económica Caixin.
A revista noticia que a oposição da Comissão Reguladora de Seguros da China tem como base o regulamento que impede as seguradoras do país de investir mais de 15% dos seus activos além-fronteiras.
A Anbang ofereceu 13.000 milhões de dólares (11.700 milhões de euros) pelo grupo Starwood, dono das marcas Sheraton e Westin, e 6,5 mil milhões de dólares (5,8 mil milhões de euros) por 16 hotéis de luxo do grupo Blackstone.
Caso se concretizasse, seria o maior investimento de sempre de uma empresa da China nos Estados Unidos da América.
A oferta pelo grupo Starwood terá sido melhorada pela gigante norte-americana Marriott International, que deverá anunciar em breve um acordo para a fusão entre as duas entidades.
Criada em 2004, com sede em Pequim, a Anbang tem mais de 30 mil trabalhadores e activos no valor de 227 mil milhões de euros, segundo o seu 'site' oficial.
Em 2014, tornou-se mundialmente famosa ao comprar o icónico hotel de Nova Iorque, Waldorf Astoria, por 1.950 milhões de dólares, considerada a maior venda de sempre no sector hoteleiro dos EUA.
Em Agosto passado, não conseguiu chegar a acordo com o Banco de Portugal para a compra do Novo Banco, numa corrida em que participaram também os chineses do Fosun e o fundo de investimento norte-americano Apollo.