Notícia
Chineses da TAP propõem compra de 25% da Hilton
O negócio é o mais recente feito por um grupo chinês no mercado norte-americano, depois de outra empresa com ligações a Portugal – a Anbang, que concorreu à compra do Novo Banco – ter comprado o hotel Waldorf Astoria em Nova Iorque.
O grupo chinês HNA está a preparar-se para comprar à Blackstone cerca de 25% do capital da empresa internacional de hotelaria Hilton, num negócio avaliado em 6,5 mil milhões de dólares (5,96 mil milhões de euros).
O objectivo da companhia - que detém 25% das obrigações convertíveis em acções da TAP, que podem dar-lhe 13,06% dos direitos económicos da transportadora – é estabelecer uma "parceria estratégica de longo curso de investimento na Hilton e nos spin-offs planeados da Park Hotels & Resorts e Hilton Grand Vacations," refere um comunicado da empresa.
A HNA indicará dois administradores para a companhia, elevando a dez o número de membros do conselho de administração. A operação deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2017.
Em seis meses, esta é a segunda vez que a HNA vai às compras de grandes grupos hoteleiros, depois de em Abril ter anunciado a compra de 51,3% do Carlson Rezidor Hotel Group.
O negócio é também o mais recente feito por um grupo chinês no mercado norte-americano, depois de outra empresa com ligações a Portugal – a Anbang, que concorreu à compra do Novo Banco – ter comprado o hotel Waldorf Astoria em Nova Iorque (explorado pela Hilton) e ter falhado a aquisição da Starwood (dona de marcas como o Sheraton), que acabou adquirida pela Marriott.