Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chineses da TAP compram 3% do Deutsche Bank

A aquisição coloca os donos da quarta maior companhia aérea chinesa como terceiro maior accionista do banco germânico, mas sem intenção de reforçar a sua posição para lá dos 10%. O grupo diz ter a "maior confiança" na gestão do Deutsche.

reuters
17 de Fevereiro de 2017 às 18:07
  • ...

O grupo chinês HNA, que pode vir a tornar-se accionista da TAP, comprou mais de 3% do Deutsche Bank e anunciou esta sexta-feira, 17 de Fevereiro, que pode vir a ampliar a sua posição no banco germânico.

"Temos a maior confiança na gestão do Deutsche Bank e acompanharemos de perto os futuros passos e apoiá-lo-emos enquanto accionista quando adequado," disse um porta-voz da HNA à Reuters.

O objectivo da companhia - que detém 25% das obrigações convertíveis em acções da TAP, que podem dar-lhe 13,06% dos direitos económicos da transportadora – é manter a posição no Deutsche Bank abaixo dos 10%.

Os 3,04% agora adquiridos valem cerca de 750 milhões de euros, tornando a HNA no terceiro maior accionista da instituição financeira, depois do fundo soberano do Qatar (que detém cerca de 10%) e BlackRock (6,1%).

Os últimos meses foram conturbados para a instituição germânica. Em Fevereiro foram as preocupações levantadas sobre a capacidade de reembolsar alguns dos seus obrigacionistas e em Setembro os receios de que necessitaria de um resgate para pagar uma multa nos Estados Unidos.

O HNA acordou em Julho do ano passado a compra de 25% de obrigações convertíveis da TAP, pagando 30 milhões de euros pelos títulos. O negócio foi feito através da Azul e permite à HNA ocupar um dos 12 lugares do conselho de administração da empresa, com direito de voto.

Em Outubro o grupo anunciou a compra à Blackstone de cerca de 25% do capital da empresa internacional de hotelaria Hilton, num negócio avaliado em cerca de 6 mil milhões de euros. Em Abril anunciou a compra de 51,3% do Carlson Rezidor Hotel Group.

A dona da quarta maior companhia aérea chinesa, Hainan Airlines, também comprou a Ingram Micro e 13% na transportadora Virgin Australia.

O Deutsche Bank encerrou a sessão desta sexta-feira a cair 1,23% para 18,25 euros.

Ver comentários
Saber mais Deutsche Bank HNA Estados Unidos Hainan Airlines economia negócios e finanças economia (geral) negócios (geral) TAP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio