Notícia
Portugal terá 54 novas ligações aéreas em 2017
Aproximando-se em 2016 dos 19 milhões de turistas, Portugal continua a apostar na captação de novas rotas aéreas. O número foi avançado pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
Portugal receberá 54 novas ligações aéreas em 2017. A confirmação foi dada esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, por Manuel Caldeira Cabral.
O ministro da Economia falava na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, onde recordou que o país já tinha conseguido angariar 64 novas ligações aéreas no ano passado.
Nas rotas "confirmadas" para este ano está a primeira ligação directa de Portugal à China, operada pelos chineses da HNA e com arranque previsto para Junho.
Caldeira Cabral aproveitou para referir o "esforço importante" do país na atracção de novos congressos e eventos, estando já agendados mais de 40.
"Temos mais de 200 investimentos a decorrer" e "mais de 100 intenções de investimento", rematou aos deputados destacando o apoio à requalificação da oferta turística para a qual foi lançada uma nova linha de apoio.
O ministro informou ainda que Portugal deverá atingir a fasquia dos 19 milhões de turistas em 2016, transformando este no "melhor ano de sempre".
Exemplos de novas rotas
Contactado pelo Negócios, o Ministério da Economia avançou exemplos de novas rotas. Estão contemplados os cinco aeroportos portugueses.
O Porto terá rota para Dublin com a Aer Lingus, para Manchester com a Monarch e para Viena com a Eurowings.
Faro recebe o novo voo da Easyjet para Lille, uma ligação da Wizz Air para Budapeste e passa a ter novo voo para Munique com a Eurowings.
A Jet2 vai ligar o Funchal a London Stansted. Na capital da Madeira existirá também ligação e Bruxelas com a Brussels Airlines e para Frankfurt com a Lufthansa.
Em Ponta Delgada, há reforço da companhia açoriana SATA com uma ligação a Barcelona. A Ryanair tornará também possível a ligação dos Açores a Frankfurt. A lista fecha com a Primera Air e uma ligação directa a Estocolmo.
(Notícia actualizada às 15:24 com exemplos de novas rotas)