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Anbang ultrapassada pela Marriott na compra da dona dos hotéis Sheraton
A Marriott melhorou a oferta pela Starwood, ultrapassando a proposta do consórcio liderado pela seguradora que esteve na corrida ao Novo Banco.
As administrações da Marriott e da Starwood Hotels & Resorts anunciaram esta segunda-feira um acordo para a fusão entre as duas entidades, tendo em vista a criação da maior cadeia de hotéis do mundo. A Marriott melhorou a oferta pela Starwood, batendo a proposta do consórcio liderado pelos chineses da Anbang.
"A Marriott International e a Starwood Hotels & Resorts anunciaram hoje que as empresas assinaram uma alteração ao termos da fusão definitiva que criará a maior empresa de hotéis do mundo", referiu a Marriott. No comunicado é referido que "o conselho de administração da Starwood determinou que os termos revistos pela Marriott constituem uma proposta superior comparando com a oferta anteriormente anunciada pelo consórcio liderado pela Anbang Insurance Group".
A seguradora, que esteve na corrida ao Novo Banco, oferecia 78 dólares por cada acção da Starwood Hotels, o que avaliava a cadeia de hotéis em 13,17 mil milhões de dólares. No entanto, a Marriott melhorou a proposta para 21 dólares por cada título, acrescido da atribuição de 0,8 acções da própria empresa aos investidores da Starwood.
Segundo a Marriott, "a transacção avalia a Starwood em aproximadamente 13,6 mil milhões de dólares (79,53 dólares por acção), consistindo em dez mil milhões de dólares em acções da Marriott e 3,6 mil milhões de dólares em dinheiro". Caso a oferta se concretize, os accionistas da Starwood ficarão com 34% da empresa que resultar da fusão. A cadeia de hotéis referiu também que a melhoria da proposta se fica a dever à estimativa de que conseguirá maiores sinergias que o antecipado, revendo em alta esse valor de 200 milhões para 250 milhões de dólares.
A Starwood tem alguns hotéis em Portugal. Além dos Sheraton, detém ainda o Pine Cliffs, em Albufeira, e o Convento do Espinheiro, em Évora, segundo o "site" da empresa. A cadeia de hotéis detém, a nível global, 1.300 propriedades espalhadas por cerca de 100 países.