Notícia
Ana Mendes Godinho: "Neste Inverno teremos mais 1,4 milhões de lugares aéreos"
Quando arranca a Semana do Turismo, a secretária de Estado diz-se satisfeita com os resultados do sector, a crescer a dois dígitos. A aposta das companhias aéreas abre também caminho para atenuar a sazonalidade.
- 4
- ...
A Semana do Turismo estende-se até 1 de Outubro. Com acções em todo o país.
Uma semana de "festa" no turismo. Porquê a inclusão?
Aproveitámos o lema do Dia Mundial do Turismo, que é "Turismo para Todos". Teremos uma semana com iniciativas em todo o país. Começamos no Alentejo e acabamos em São Paulo, Brasil, a mostrar a nossa oferta de turismo religioso numa feira do sector.
Que novidades haverá para o turismo inclusivo?
Contará com linhas de apoio à adaptação de espaços públicos e turísticos. É acelerar o processo. Haverá um canal online no site "visitportugal.com" dedicado ao tema e um pacote de itinerários acessíveis em 20 cidades portugueses.
A inclusão também se faz pela internet.
Sim. O primeiro projecto arranca em Elvas, em colaboração com a autarquia. Existirá um instrumento de apoio para que outros municípios possam também avançar. Queremos que seja uma base de trabalho, que as empresas aproveitem o "wi-fi" gratuito para criar negócios e inovação ao nível dos projectos turísticos.
Como está a linha que apoia a renovação de hotéis?
A linha de qualificação da oferta turística está em execução, com 42 projectos em análise. Foram aprovados 36 projectos, que representam incentivos de 30 milhões de euros [face a um investimento de 72 milhões].
E os apoios do Portugal 2020?
Foram já aprovados 231 projectos no valor de 220 milhões. Em áreas como a hotelaria, restauração ou animação turística. Isto mostra, aliás, o dinamismo e a confiança dos empresários no sector do turismo.
Como vê os dados mais recentes do sector?
Vejo com confiança e satisfação. Mostram crescimento a dois dígitos nos hóspedes e dormidas. Estamos a conseguir diversificar os mercados que procuram Portugal, com destaque para França que já entrou no "top 3". Estamos a conseguir isso e a preços mais altos, a vender mais e melhor os produtos que temos.
Atenuando a sazonalidade.
Há um alargamento da época alta, com crescimentos em mais meses do ano. Neste Inverno teremos mais 1,4 milhões de lugares aéreos. Isso demonstra a confiança das companhias aéreas ao longo de todo o ano. Só em 2016, já conseguimos 55 novas rotas.