Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ana Mendes Godinho: "Neste Inverno teremos mais 1,4 milhões de lugares aéreos"

Quando arranca a Semana do Turismo, a secretária de Estado diz-se satisfeita com os resultados do sector, a crescer a dois dígitos. A aposta das companhias aéreas abre também caminho para atenuar a sazonalidade.

Miguel Baltazar/Negócios
22 de Setembro de 2016 às 21:40
  • 4
  • ...

A Semana do Turismo estende-se até 1 de Outubro. Com acções em todo o país.

Uma semana de "festa" no turismo. Porquê a inclusão?

Aproveitámos o lema do Dia Mundial do Turismo, que é "Turismo para Todos". Teremos uma semana com iniciativas em todo o país. Começamos no Alentejo e acabamos em São Paulo, Brasil, a mostrar a nossa oferta de turismo religioso numa feira do sector.

Que novidades haverá para o turismo inclusivo?

Contará com linhas de apoio à adaptação de espaços públicos e turísticos. É acelerar o processo. Haverá um canal online no site "visitportugal.com" dedicado ao tema e um pacote de itinerários acessíveis em 20 cidades portugueses.

A inclusão também se faz pela internet.

Sim. O primeiro projecto arranca em Elvas, em colaboração com a autarquia. Existirá um instrumento de apoio para que outros municípios possam também avançar. Queremos que seja uma base de trabalho, que as empresas aproveitem o "wi-fi" gratuito para criar negócios e inovação ao nível dos projectos turísticos.

Como está a linha que apoia a renovação de hotéis?

A linha de qualificação da oferta turística está em execução, com 42 projectos em análise. Foram aprovados 36 projectos, que representam incentivos de 30 milhões de euros [face a um investimento de 72 milhões].

E os apoios do Portugal 2020?

Foram já aprovados 231 projectos no valor de 220 milhões. Em áreas como a hotelaria, restauração ou animação turística. Isto mostra, aliás, o dinamismo e a confiança dos empresários no sector do turismo.

Como vê os dados mais recentes do sector?

Vejo com confiança e satisfação. Mostram crescimento a dois dígitos nos hóspedes e dormidas. Estamos a conseguir diversificar os mercados que procuram Portugal, com destaque para França que já entrou no "top 3". Estamos a conseguir isso e a preços mais altos, a vender mais e melhor os produtos que temos.

Atenuando a sazonalidade.

Há um alargamento da época alta, com crescimentos em mais meses do ano. Neste Inverno teremos mais 1,4 milhões de lugares aéreos. Isso demonstra a confiança das companhias aéreas ao longo de todo o ano. Só em 2016, já conseguimos 55 novas rotas.

(Notícia corrigida. Por lapso, foi referido Évora onde agora se lê Elvas)

Ver comentários
Saber mais Ana Mendes Godinho turismo tecnologia lazer inclusão Governo apoio financiamento turismo inclusivo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio