Começa em setembro a pós-graduação aplicada em Eficácia na Comunicação, programa criado pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e o Iscte Executive Education, com o objetivo de elevar as carreiras dos profissionais de comunicação e marketing.
A ideia deste curso nasceu da necessidade crescente de "formar profissionais altamente capacitados para enfrentar os desafios contemporâneos e navegar com eficácia no complexo mundo da comunicação moderna, através de um programa inovador", começa por explicar Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN, que, em conjunto com o Iscte Executive Education, identificou a lacuna existente no mercado de programas que combinem teoria avançada com aplicação prática direta. "Com base nessa premissa, a pós-graduação foi concebida para oferecer uma formação robusta e integrada, que prepare os participantes para liderar com eficácia as suas estratégias de comunicação em qualquer cenário", esclarece.
José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education, reforça a afirmação de Ricardo Torres Assunção, contando que a ideia desta pós-graduação surgiu da necessidade crescente de encontrar no mercado profissionais mais eficazes. Mais voltados ao impacto e ao resultado. "E que tal prepará-los para a eficácia? Em vez de andarem a falar de generalidades talvez não fosse mau preparar os profissionais para esses resultados e a eficácia que se impõe na comunicação", refere o responsável da escola de negócios, continuando: "O Ricardo Torres Assunção, da APAN, e o Nuno Santos, do Iscte Executive Education e membro do júri dos Prémios Eficácia, trouxeram-me a ideia. Almoçámos sobre ela. Ao longe víamos os cavalos a saltar obstáculos. Era dia deles. O Nuno parecia o miúdo que tinha encontrado o chocolate. Tínhamos, estava visto, comemoração. E tivemos. E é claro que eu comprei a ideia ainda não tinham acabado de a expor."
O presidente do Iscte Executive Education recorda que a comunicação eficaz é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer organização e é uma lacuna na formação avançada específica para esta área. Neste contexto, decidiram criar um programa que "não só aborde os conceitos e o contexto, da estratégia aos media, mas que também seja profundamente aplicado, garantindo que os participantes possam implementar estratégias eficazes desde o primeiro dia". "Para isso vamos ter connosco as dez empresas ganhadoras dos Prémios Eficácia de cada ano. Os dez mais eficazes e, imagine-se, os dez que somados em termos de comunicação têm dos maiores budgets do país para comunicar. Resultado: um fantástico programa e um belíssimo almoço. Outros se seguiram", relembra, gracejando, José Crespo e Carvalho.
Profissionais de excelência
As expectativas para este programa inovador e prático não poderiam ser melhores. "Acreditamos que a pós-graduação irá proporcionar uma formação de excelência, preparando os participantes para se tornarem líderes na área da comunicação. Esperamos formar profissionais de excelência, capazes de aplicar conhecimentos avançados e técnicas inovadoras na comunicação estratégica", deseja Ricardo Torres Assunção.
O responsável da APAN acrescenta que os profissionais vão sair do programa com uma visão renovada e um conjunto de competências que os distinguirá no mercado de trabalho. "Esperamos que os alunos desenvolvam competências práticas e estratégicas, capazes de transformar as suas abordagens comunicacionais e alcançar resultados significativos nas suas organizações. Além disso, prevemos que este curso se torne uma referência a nível nacional e internacional, atraindo talentos e contribuindo para o desenvolvimento da indústria da comunicação", sublinha.
José Crespo de Carvalho também acalenta "as melhores" expectativas para a pós-graduação. "Como se esperam os melhores a concorrer, os rápidos, os que querem mesmo a oportunidade, então teremos quer recrutadores e ganhadores de Prémios Eficácia quer o melhor corpo docente, vindo das agências e da prática, quer a instituição que mais gosta de ensinar pelo lado prático. Expectativas depois do que disse? Só podem ser as melhores!"
"A nata da nata"
A pós-graduação tem um corpo docente de elite, com professores experientes e reconhecidos no mercado (ver caixa). Como se conseguiu esta proeza? "Indo buscar os melhores, os mais eficazes, os mais conhecedores, a nata da nata", responde José Crespo de Carvalho. Para o professor é muito simples: "Aponta-se para o melhor e tenta-se. E consegue-se porque é, também para quem vem, uma fonte de recrutamento dos melhores para as suas equipas. Perguntem-lhes. Se a lógica for seguir os melhores e centrada no mérito não há como não ser rigoroso e criterioso."
Ricardo Torres Assunção fala igualmente num processo "rigoroso e seletivo", orientado pela busca dos melhores profissionais com reconhecida experiência e excelência na área da comunicação. Os docentes foram escolhidos "não apenas pela sua vasta experiência prática, mas também pelo seu compromisso com a educação e a formação de novos talentos". "Cada professor foi cuidadosamente selecionado para assegurar que o conteúdo do curso seja relevante, atualizado e aplicável ao mundo real, proporcionando aos alunos uma aprendizagem de alto nível", afiança.
O que distingue o programa?
A pós-graduação aplicada em Eficácia na Comunicação é um programa prático e inovador. Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN, explica o porquê, apontando elementos únicos do programa.
Abordagem prática e interativa: o curso é desenhado para ser interativo, com estudos de casos reais, workshops práticos e projetos colaborativos que permitem aos alunos aplicar os conhecimentos de imediato.
Abordagem multidisciplinar: o currículo integra diversas áreas da comunicação, desde o digital e redes sociais até à comunicação de crise e gestão de reputação, oferecendo uma formação completa e holística.
Metodologia Inovadora: são utilizados métodos de ensino interativos, como workshops e estudos de caso reais resultantes dos casos vencedores dos Prémios Eficácia à Comunicação.
Conteúdo atualizado e relevante: o currículo é atualizado para refletir as últimas tendências e desafios da comunicação, assegurando que os alunos estejam na vanguarda das práticas da indústria.
Acompanhamento personalizado: é oferecida mentoria e acompanhamento individualizado, ajudando o aluno a desenvolver um plano de carreira alinhado com os seus objetivos pessoais e profissionais.
Rede de networking: os alunos terão a oportunidade de estabelecer contactos valiosos com profissionais da indústria, professores e colegas, criando uma rede de apoio e colaboração que perdurará além do curso.
Inscrições estão abertas e é melhor não facilitar pois "é a séria"
As inscrições para a primeira edição da pós-graduação estão abertas até à véspera do primeiro dia de aulas. Porém, e como os lugares são limitados e o objetivo é ter mesmo "os melhores candidatos", quem se quiser inscrever vai "ter de correr". "Isto é à séria. Não há grandes hipóteses de deixar passar em branco uma hipótese destas pois, meus amigos, para quem quer ser um marketeer na área da comunicação em Portugal… não há nada de similar e nunca se fez nada assim", garante José Crespo de Carvalho, do Iscte Executive Education.
Por sua vez Ricardo Torres Assunção incentiva todos os interessados a assegurar a sua vaga o mais cedo possível, pois são limitadas e a procura tem sido elevada. "E saliento que na primeira fase de candidaturas até 30 de julho, os alunos poderão contar com um desconto de 15% (20% para Associados APAN) e até ao final da 3ª fase a 30 de agosto um desconto de 5% (10% para associados APAN)", informa.
Corpo docente
- • Ana André, diretora de Marca, Aquisição e Growth da Leroy Merlin Portugal
- • Bruno Lopes, head of Brand Marketing na Super Bock
- • Catarina Martins, head of Brand and Comms Strategy NOS SGPS
- • Miguel Almeida, diretor de Media & Digital Marketing na MC Sonae
- • Miguel Saúde, head of Advertising & Brand Strategy na Lidl Portugal
- • Mónica Sousa, country marketing manager na IKEA
- • Nuno Antunes, head of Brand, Marketing & Convenience na Galp
- • Nuno Jerónimo, founder and creative partner em O Escritório
- • Nuno Santos, chief executive officer Pitagórica, diretor da pós-graduação de Analytics for Business do Iscte Executive Education
- • Ricardo Domingues, Betclic Group, presidência da APAJO e membro das direções da APAN e da ACEPI
- • Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN
- • Rui Freire, managing diretor Initiative Portugal
- • Rute Gonçalves, head of Brand, Marketing & Convenience na Galp
- • Sara Lourenço, head of Advertising B2C Altice Portugal
- • Sofia Anjos, Brand – Area coordinator na Worten Commerce & Shopper
- • Sérgio Carvalho, head of Marketing na Fidelidade
- • Teresa Burnay, business Unit Director na Unilever
- • Tiago Simões, head of Retail Media and Ecosystems na MC