Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Motos também vão ter de ir à inspecção a partir de Outubro – JN

A associação de centros de inspecção anuncia a obrigatoriedade a partir de Outubro e espera para breve o alargamento a motorizadas de todas as cilindradas, um mercado potencial de um milhão de veículos. O Governo está a analisar.

Miguel Baltazar
Negócios 11 de Maio de 2016 às 11:15
  • 13
  • ...

As motorizadas com cilindrada superior a 250 cm3 vão ser obrigadas a ir à inspecção a partir de Outubro, tal como acontece com os veículos automóveis, com cada visita ao centro a custar 12,5 euros mais IVA.


A notícia é avançada esta quarta-feira, 11 de Maio, pelo presidente da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel, Paulo Areal, ao Jornal de Notícias, que diz que o alargamento a novas tipologias de veículos não deverá ficar por aqui: em breve, todos os veículos de duas e três rodas, tractores e máquinas industriais terão de passar pelo crivo da inspecção periódica obrigatória.

Já em Janeiro, em entrevista ao Negócios, Paulo Areal referia haver condições para que no início do segundo semestre as inspecções periódicas fossem obrigatórias para motociclos com mais de 250 cc, apontanto para um preço por veículo de 10 a 12 euros.


Os centros de inspecção reclamam ter feito investimentos que correspondem a quase 30% do seu volume de negócios nas adaptações necessárias para receber os motociclos. Para já, apenas 80 mil novos veículos serão abrangidos por este alargamento, já que são aqueles que possuem cilindrada superior a 250 cm3.


E apesar de os centros esperarem para breve a generalização a todas as motos – abrindo um mercado potencial de um milhão de veículos a nível nacional -, a tutela, contudo, é mais reservada. "Está a ser estudada, valendo a pena ser analisada com mais cuidado", disse ao jornal fonte do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas em relação a essa proposta.

Ver comentários
Saber mais política motas motorizadas inspecção obrigatória veículos carros empresas transportes agricultura tractores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio