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Bruxelas convida estados-membros a aproveitarem os 12 mil milhões disponíveis para os transportes

A Comissão Europeia convidou os Estados-Membros a apresentarem propostas que visem melhorar as ligações de transportes na União Europeia.

Reuters
Negócios 11 de Setembro de 2014 às 14:11
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"A Comissão Europeia instou, esta quinta-feira, os Estados-Membros a apresentarem projectos que absorvam os 11,9 mil milhões de financiamento da UE destinados a melhorar as ligações de transportes na Europa", explicou a Comissão Europeia, em comunicado.

 

Bruxelas recorda que este é o maior financiamento concedido pela Comissão destinado às infraestruturas de transportes.

 

O financiamento concentrar-se-á nos nove maiores corredores de transportes, "os quais, no seu conjunto, constituirão uma rede de transportes basilar e funcionarão como a espinha dorsal económica do Mercado Único", detalhou a mesma fonte.

 

O ainda vice-presidente da Comissão, Siim Kallas, responsável pelos transportes, comentou: "os Estados-Membros têm de agarrar esta oportunidade de se candidatarem a financiamento, para melhorarem as ligações com os outros, a competitividade e a facilidade e rapidez das deslocações dos cidadãos e das empresas."

 

Esta rede que fala Bruxelas irá estar pronta em 2013 e deverá ligar: 94 grandes portos europeus por caminho de ferro e estrada, 38 aeroportos principais a grandes cidades por caminho de ferro, 15 000 km de linhas férreas adaptadas para alta velocidade, 35 projetos transfronteiriços para redução de estrangulamentos e 94 grandes portos.

 

A Comissão Europeia detalhou que o financiamento da UE para os transportes triplicou, atingindo 26 mil milhões de euros no período 2014-2020, um valor que compara com os 8 mil milhões de euros relativos ao período de 2007-2013.

 

Os projetos receberão financiamento da UE, mas devem ser co-financiados pelos Estados-Membros. Os resultados do processo de candidatura e os montantes afetados aos projetos serão conhecidos no verão de 2015.

 

Agora, os Estados-Membros têm até 26 de fevereiro de 2015 para apresentarem propostas. 

 
Quais os nove corredores alvo de investimento:
  1. 1.  Corredor Mediterrâneo- Escandinávia, vai desde o mar Báltico, da Finlândia à Suécia, passando pela Alemanha, pelos Alpes e pela Itália e liga os maiores centros urbanos da Escandinávia e do Norte da Alemanha.
  2. 2. Corredor Mar do Norte-Báltico irá ligar os portos da zona ocidental do mar Báltico ao Mar do Norte. Este corredor irá ligar a Finlândia com a Estónia por ferry. Irá ainda ligar três países do Báltico, por um lado, com a Polónia, Alemanha, Holanda e Bélgica por outro.
  3. 3. Corredor Meditterâneo- Mar do Norte vai da Irlanda e Norte do Reino Unido, até à Holanda, Bélgica e Luxemburgo, até ao Mar Mediterrâneo, no Sul de França. Este corredor multi modal não só pretende fazer uma melhor ligação entre os portos do Mar do Norte e os Portos de Fos-Sur-Mer e Marsellha, como pretende uma melhor interconexão entre as ilhas inglesas e a Europa Continental.
  4. 4. Corredor Báltico-Adriático vai ligar o Báltico ao Mar Adriático, atravessando o Sul da Polónia, Viena e Bratislava.
  5. 5. Corredor Oriente-Mediterrâneo Leste que liga o Norte, ao Báltico e aos Mares Negro e Mediterrâneo. Pretende melhorar as ligações multimodais entre o norte da Alemanha, República Checa, a região da Panónia e sudeste da Europa. Estende-se, através do mar, da Grécia, de Chipre.
  6. 6. Corredor Reno-Alpes liga os portos do Mar do Norte de Roterdão e Antuérpia à bacia do mediterrâneo. Aqui os projectos chave são túneis, na sua maioria já construídos, e o seu acesso à Alemanha e Itália.
  7. 7. Corredor Atlântico, onde está a Península Ibérica e os portos de Le Havre e Rouen até Paris. A dimensão marítima é uma forte componente deste corredor.
  8. 8. Corredor do Reno e Danúbio que liga as regiões em volta de Estrasburgo e Frankfurt através do Sul da Alemanha para Viena, Bratislava, Budapeste e, finalmente, o mar Negro, com um ramal importante de Munique a Praga, Zilina, Kosice e fronteira ucraniana.
  9. 9. Corredor Mediterrâneo que liga a Península Ibérica com a fronteira entre a Hungria e a Ucrânia. Isso segue da costa Mediterrânica de Espanha e França, atravessa os Alpes em direcção a Leste através do norte da Itália, deixando a costa do mar Adriático, na Eslovénia e da Croácia para a Hungria. Os projectos de ferrovia são chave ao longo deste corredor como ligação entre Lyon-Turim e a secção Veneza – Ljubljana.

 

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