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Governo quer ter mais 153 quilómetros de linha ferroviária em 2020

Investimento para o sector ascende a 2,6 mil milhões de euros no PETI 3+.

Bruno Simão
08 de Abril de 2014 às 12:05
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O Executivo pretende que em 2020/2022 a rede ferroviária nacional atinja os 2.852 quilómetros, mais 153 quilómetros do que actualmente. Segundo o PETI 3+, as grandes prioridades deste projecto é a electrificação e sinalização da rede.

 

O plano afirma que “os projectos prioritários no sector ferroviário ascendem a 2,6 mil milhões de euros de investimento, dos quais se estima que 61% possam ser financiados através de fundos comunitários e 39% através de fundos públicos de contrapartida nacional”.

 

O PETI 3+ destaca “os projectos inseridos na RTE-T [linha de crédito Rede Transeuropeia de Transportes] principal relativos ao corredor Aveiro/Leixões – Vilar Formoso, corredor Sines/Setúbal/Lisboa – Caia, e conclusão do programa de modernização da linha do Norte”. O investimento mais elevado, que pode atingir os mil milhões de euros, diz respeito à ligação Sines/Lisboa a Caia, que depois irá servir a cidade de Madrid.

 

O plano implica ainda o regresso à reabilitação da linha do Norte, num total de 400 milhões e aloca mais 900 milhões para outra ligação internacional, entre Aveiro e Vilar Formoso (e depois para Salamanca). O resto dos trabalhos serão divididos pela linha do Minho, (145 milhões), linha do Oeste (135 milhões) e vários outros de dimensão mais reduzida. 

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