Notícia
Concessões avançam até ao fim do programa de ajuda
Concursos começam em Lisboa e Porto. Segue-se a exploração da linha de Cascais.
O Governo quer lançar os concursos para as concessões de transportes até ao final do programa de assistência económica e financeira, ou seja, entre Maio e Junho. “Até ao fim do Programa de Assistência Económica e Financeira, e após decisão final - em articulação com os stakeholders relevantes, designadamente os municípios de Lisboa e Porto - quanto ao modelo futuro de exploração e modelo de concurso, serão lançados os concursos para a abertura à iniciativa privada da operação dos serviçosde transporte de passageiros de Lisboa e Porto”, diz o PETI 3+.
O plano estabelece em seguida o lançamento do “concurso para a exploração da linha de Cascais. Com base na experiência deste procedimento será decidido o modelo a adoptar quanto à abertura à iniciativa privada das restantes linhas ferroviárias suburbanas de Lisboa e Porto, bem como uma avaliação de eventual idêntico procedimento para os serviços ferroviários de longo curso", segundo o documento.
Paralelamente, o Governo pretende lançar a concessão “dos serviços públicos de transporte de passageiros em modo fluvial na Área Metropolitana de Lisboa [Transtejo e Soflusa]”.
O PETI 3+ refere ainda que “será estabelecido o modelo de saneamento financeiro da dívida histórica das empresas públicas de transportes, medida liderada pelo Ministério das Finanças, em estreita colaboração com o Ministério da Economia e com as instâncias Comunitárias”. Não é claro que modelo será este.