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TAP apela aos passageiros para reagendarem viagens marcadas para dia da greve dos pilotos

A TAP recomendou aos passageiros com voos marcados para 09 de agosto, data da greve dos pilotos, para contactarem a companhia ou o agente de viagens com o objectivo de reagendar a viagem ou solicitar o respectivo reembolso.

Pedro Elias/Negócios
28 de Julho de 2014 às 18:55
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"A TAP informa os seus clientes com reserva válida para voos no dia 9 de agosto que podem, desde já, mudar sem custos adicionais a sua viagem para outra data dentro da validade do bilhete ou solicitar o respectivo reembolso", informou hoje a companhia aérea liderada por Fernando Pinto, na sua página no 'Facebook'.

 

Os pilotos da TAP decidiram avançar com uma greve a 09 de agosto para contestar o agravamento das condições de trabalho e obrigar o accionista Estado a receber os sindicatos para discutir a situação da empresa.

 

Na nota aos passageiros, a TAP admite que é previsível que a operação da companhia seja afectada pela greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil. 

 

"Esta greve de 24 horas é um cartão vermelho ao accionista, que não recebe os sindicatos para discutir a situação, e à empresa, pela sua total desresponsabilização", disse à agência Lusa na sexta-feira o presidente do sindicato dos pilotos, Jaime Prieto.

 

De acordo com o sindicalista, a administração da TAP tem deixado sair os seus quadros sem fazer nada, tem contratado companhias externas que não asseguram a qualidade da transportadora nacional e nada tem feito para contrariar o descontentamento dos seus trabalhadores.

 

"Há cinco anos que a empresa tem apresentado resultados positivos mas as condições de trabalho têm-se agravado, o que leva a um grande descontentamento dos trabalhadores", disse Jaime Prieto.

 

O sindicalista adiantou ainda que o objectivo da greve de 24 horas é forçar o diálogo para "apurar o que se pode fazer" pela empresa e "apurar responsabilidades". 

 

Um dia antes, o presidente da TAP, Fernando Pinto, anunciou, numa circular enviada aos trabalhadores, a decisão de adoptar "medidas excepcionais" para compensar os funcionários pelo trabalho extraordinário realizado desde 1 de Junho até ao final do ano a fim de minimizar o impacto das perturbações na companhia junto dos passageiros.

 

Em declarações à Lusa, Jaime Prieto salientou que as medidas anunciadas pela TAP "são remendos para males maiores", uma vez que a companhia aérea está com "problemas estruturais profundos".

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