Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pires de Lima diz que "não esperava esta posição" dos pilotos

"O Governo cumpriu o que assinou com os sindicatos, não esperava esta posição". Foi assim que o ministro da Economia, Pires de Lima, reagiu ao anúncio da greve de 10 dias na TAP em Maio.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 15 de Abril de 2015 às 23:34
  • 6
  • ...

Pires de Lima disse esta noite, no programa Grande Entrevista, na RTP, que no acordo assinado entre sindicatos e governo não foi proposta a cedência da companhia área portuguesa aos pilotos. Por isso, afirmou que não esperava a paragem de uma dezena de dias por parte dos pilotos. "O Governo cumpriu o que assinou com os sindicatos da TAP, não esperava esta posição".

 

[Esta posição dos pilotos] "contraria a palavra e, mais do que a palavra, aquilo que foi escrito e assinado pelos representantes dos sindicatos dos pilotos na última semana de Dezembro de 2014", sublinhou.

 

Questionado pelo jornalista Vítor Gonçalves sobre o facto de os pilotos invocarem que o Governo não indicia ser sua intenção honrar o compromisso de conceder aos pilotos uma participação no capital da empresa, variando entre os 10 e os 20%, Pires de Lima respondeu: "o senhor jornalista acredita que tivéssemos acordado ceder parte da empresa ou repor as diuturnidades com efeitos retroactivos e isso não tivesse ficado escrito no acordo?"

 

"Na reunião que tive com todos os sindicatos, houve duas condições que deixei claro que não eram negociáveis: a primeira era a privatização da empresa e a segunda era a cedência de 20%, ou até 20%, do capital da TAP aos trabalhadores", acrescentou.

 

O ministro referiu que esta greve não levará à suspensão da privatização, mas "afectará muitíssimo a vida económica da TAP e a sua sustentabilidade", devendo a TAP demonstrar "vitalidade e coesão". Pires de Lima apelou aos pilotos que reconsiderem a sua posição "em nome da palavra dada (…) e daquilo que assinaram com o governo português".

Ver comentários
Saber mais Pires de Lima TAP Governo transportes aviação greve
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio