Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novos donos da TAP reúnem-se com reguladores europeus na próxima semana

Esclarecer a estrutura accionista do consórcio vencedor da privatização de 61% da TAP é um dos objectivos. Sérgio Monteiro informou também que a companhia aérea ainda não entregou o seu plano de redução de custos. O mesmo é esperado para os “próximos dias”.

Bruno Simão/Negócios
02 de Julho de 2015 às 14:36
  • ...

O consórcio Gateway, vencedor do processo de privatização da companhia aérea TAP, vai reunir-se com os reguladores em Bruxelas na próxima semana. A garantia foi dada por Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 2 de Julho.

 

A reunião servirá para "verificar a estrutura accionista do agrupamento" e o cumprimento do requisito relativo à titularidade das companhias aéreas ter de ser europeia. Como já foi tornado público, o português Humberto Pedrosa (dono da Barraqueiro) assegura 50,1% do consórcio, o que é visto pelo Executivo como uma garantia para que não haja entraves por parte dos reguladores europeus. A outra fatia, de 40,9%, cabe a David Neeleman, o dono da companhia brasileira Azul.

 

A assinatura do contrato de venda de 61% do capital da companhia foi feita no passado dia 24 de Junho. A confiança que os dois empresários mostram no negócio pode conduzir a que o investimento que prometem para a TAP supere os 600 milhões, entre capital permanente e com a compra de aviões. "Pode ser até 800 milhões de euros", sublinhou Neeleman durante a cerimónia.

 

Questionado sobre o plano de redução de custos que está a ser preparado pela TAP, Sérgio Monteiro esclareceu que a companhia "ainda não o entregou". "Sei que está a trabalhar intensamente. Aguardamos [novidades] nos próximos dias".

Ver comentários
Saber mais consórcio Gateway TAP Bruxelas Sérgio Monteiro secretário de Estado dos Transportes Conselho de Ministros Humberto Pedrosa David Neeleman política economia negócios e finanças governo (sistema) executivo (governo) transportes aviação privatizações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio