Notícia
Neeleman vende 5% da Azul à United
O novo dono da TAP vendeu 5% do capital da Azul, companhia aérea brasileira que fundou, por 100 milhões de dólares (89,2 milhões de euros).
A United Airlines anunciou esta sexta-feira, dia 26 de Junho, a compra de 5% do capital da companhia aérea brasileira Azul, controlada maioritariamente por David Neeleman, um dos novos donos da TAP . A transportadora norte-americana vai pagar 100 milhões de dólares (89,2 milhões de euros) por esta posição, que lhe dará direito a ter um lugar no conselho de administração da companhia brasileira.
O anúncio desta transacção foi feito em São Paulo e as duas partes classificam-no como o início de uma "parceria estratégica" entre as duas companhias. David Neeleman, fundador da Azul mantém ainda o controle de 67% da empresa que fundou. Esta aquisição aponta para uma avaliação da Azul que ronda os dois mil milhões de dólares.
A Azul e a United adiantam, em comunicado, que irão estudar oportunidades para a expansão das ligações que oferecem entre o Brasil e os Estados Unidos e destas para outros pontos da América do Norte e do Sul.
David Neeleman e Humberto Pedrosa são sócios no consórcio Gateway, que esta semana assinou com o Governo português a compra de 67% do capital da TAP.
A United fundiu-se em 2010 com a Continental, tem uma frota de 1.265 aviões e emprega 80.000. Tal como a TAP faz parte da Star Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas- Realiza diariamente cerca de 5.000 voos e tem ligações a 373 aeroportos em cinco continentes.
A Azul foi fundada em 2008 por David Neeleman. Tem sede em São Paulo, no Brasil, e realiza cerca 900 voos diários para mais de 100 destinos. Tem umaa frota de 145 aviões.
(Notícia actualizada às 18h05 com mais informação)