Notícia
Greve divide pilotos da TAP
Um terço dos pilotos estarão contra a greve decretada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, e já se fala na criação de um novo sindicato, escreve o Diário de Notícias.
A greve de dez dias convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) está a dividir os pilotos. Segundo avança esta quinta-feira o Diário de Notícias, cerca de 30% dos pilotos estão contra a paralisação e admitem mesmo movimentos de cisão.
"Estamos longe da unanimidade de outros tempos", adiantou ao Diário de Notícias fonte próxima do processo, que acrescentou que muitos pilotos estão inclinados a deixar o SPAC. A formalização da desfiliação do sindicato seria uma forma de permitir a estes pilotos não cumprirem o pré-aviso de greve, ao qual se oporão.
O SPAC, por seu turno, reage dizendo que se trata de "cisões imaginárias dos que acreditam erradamente que é possível fracturar os pilotos". Manuel dos Santos Cardoso, presidente do sindicato, afirma que "sempre que há conflitos este cenário é aflorado. Não vale a pena especular sobre cenários que não existem".
As negociações entre a administração da companhia e os pilotos prosseguem esta quinta e sexta-feira, numa altura em que, do lado do Governo, o ministro António Pires de Lima faz "um apelo humilde ao sindicato dos pilotos para que reveja a sua posição".