Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sporting e Benfica com Nos, Porto com Altice: o que vale mais?

O acordo fechado entre Sporting e Nos fecha o ciclo de renegociações dos direitos de televisão desencadeado com a entrada da Altice em cena. Os valores são diferentes, porque os contratos são diferentes. Compare os pacotes.

Negócios 29 de Dezembro de 2015 às 17:19

Valores e prazos:

Benfica: 400 milhões de euros (Nos);


FC Porto: 457,7 milhões de euros (Altice/PT Portugal);


Sporting: 515 milhões de euros (Nos);


Duração:



Benfica
: Contrato entra em vigor já em 2016/2017, com a duração inicial de três anos, renovável até ao máximo de 10 anos.




FC Porto
: Contrato entra em vigor a 1 de Janeiro de 2016, mas só no que diz respeito ao patrocínio da camisola da equipa principal de futebol profissional (por sete épocas e meia) e à transmissão do Porto Canal (por 12 épocas e meia). Nos direitos de transmissão televisiva dos jogos em casa e na exploração da publicidade do estádio, o contrato só entra em vigor a 1 de Julho de 2018 (por 10 épocas).



Sporting
: Contrato entra em vigor a 1 de Janeiro de 2016, mas só no que diz respeito ao patrocínio da camisola da equipa principal de futebol profissional (por 12 épocas e meia). A transmissão e distribuição do Canal Sporting TV entra em vigor a 1 de Julho de 2017 (por 12 épocas). E os direitos de transmissão televisiva dos jogos em casa, assim como os direitos de exploração da publicidade estática e virtual do Estádio José de Alvalade, terão a duração de 10 épocas, mas a partir de 1 de Julho de 2018.


Direitos de TV


Benfica: É o contrato com impacto mais imediato: 400 milhões de euros por 10 anos, a começar na próxima época, incluindo os jogos do clube em casa. No entanto, tendo em conta que o contrato inclui o direito de transmissão e distribuição do Canal Benfica TV, é preciso descontar o valor que este direito representa para a Nos para calcular o preço que vale a transmissão dos jogos por época. Por outro lado, o valor a pagar por época será gradual, ao longo da duração do contrato, não tendo sido revelado quando pagará a Nos na primeira época.


FC Porto
: O contrato com a Altice só entrará em vigor dentro de duas épocas e meia, já que o FC Porto ainda está ligado à PPTV, de Joaquim Oliveira. E ao valor global de 475,5 milhões de euros terá de ser descontado – para perceber quanto valem os jogos - duas alíneas: o direito de transmissão do Porto Canal, o patrocínio das camisolas, sem valores discriminados oficialmente, e a publicidade no estádio a partir de 2018. Se a transmissão do Porto Canal pode ser comparada à da Benfica TV (e da Sporting TV), o patrocínio da camisola é uma componente extra do contrato com a Altice, só comparável com os valores pagos pela Emirates ao Benfica pelo patrocínio da camisola (não revelados oficialmente).


Sporting: O contrato com a Nos compara mais directamente com o acordo entre FC Porto e Altice, na duração e
entrada em vigor. Mas o valor global de 515 milhões de euros inclui duas novidades que não constam dos contratos dos rivais. Por um lado, inclui o direito de exploração da publicidade estática e virtual do Estádio José Alvalade, que era exclusivo da PPTV, de Joaquim Oliveira. Por outro, inclui ainda – na componente dos direitos televisivos – uma actualização dos valores dos contratos em vigor com a PPTV (transmissão dos jogos e publicidade estática), até ao arranque do novo acordo com a Nos. Essa actualização vale 69 milhões de euros por duas épocas e meia. O clube de Alvalade não revelou se esta revisão representa um acrescento ao valor negociado actualmente (cerca de 17 milhões de euros em 2014/2015) ou é o valor total dos direitos durante esse período.


Patrocínios e publicidade:


Benfica: Contrato com a Nos não inclui o patrocínio das camisolas, que já tinha sido fechado com a Fly Emirates, desconhecendo-se por que valores.


FC Porto: A Altice assume o direito de promover as suas marcas na parte da frente da camisola do clube azul-e-branco, desconhecendo-se por que valores. A Altice/PT Portugal fica também com a gestão da exploração comercial da publicidade no estádio.



Sporting
: A Nos fica com o direito de promover as suas marcas na parte da frente da camisola do clube verde-e-branco, desconhecendo-se por que valores. E compra ainda o direito de explorar a publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade, também sem revelar por que valor.



Canais:



Benfica
: O Canal Benfica TV será transmitido e distribuído pela Nos, desconhecendo-se se o fará em regime de exclusividade, mas Miguel Almeida já disse ser sua intenção vendê-lo a outros operadores caso manifestem interesse. Neste momento, o canal é "premium", ou seja, os subscritores têm de pagar para o ver. Para os clientes da Nos deixará de ter subscrição, mas Miguel Almeida não especificou onde vão passar os jogos do Benfica, pelo que se saírem da BTV o canal poderá voltar a não ser "premium".



FC Porto
: O Porto Canal será transmitido e distribuído pela Meo (Altice), desconhecendo-se se o fará em regime de exclusividade. Neste momento, o canal é distribuído por todos os operadores de telecomunicações. Mas a Altice também não disse onde passará os jogos do Porto a partir de 2018.




Sporting
: O Canal Sporting TV será transmitido e distribuído pela Nos, desconhecendo-se se o fará em regime de exclusividade. A Nos também não revelou onde tenciona passar os jogos do Sporting quando for detentora dos direitos. 

Ver comentários
Saber mais Benfica FC Porto Sporting Canal Sporting TV Estádio José de Alvalade Canal Benfica TV Joaquim Oliveira Benfica TV Sporting TV PPTV desporto futebol
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio