Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Câmara do Porto lança um dos maiores concursos públicos da cidade

Com um projeto assinado por Eduardo Souto Moura, a autarquia abriu o concurso para a requalificação e ampliação da Biblioteca Pública Municipal, que tem o preço base de 26,5 milhões de euros.

17 de Maio de 2024 às 15:21
  • ...

Fundada em 9 de julho de 1833, por ordem de D. Pedro IV, em plenas lutas liberais, a Real Biblioteca Pública do Porto – designada atualmente por Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) – começou por instalar-se no Hospício dos Franciscanos, na Cordoaria, tendo em 1842 sido definitivamente instalada no atual edifício, que remonta ao século XVIII e já havia sido o Convento de Santo António da Cidade.

 

Localizado em frente ao Jardim Marques de Oliveira (conhecido como São Lázaro), o edifício que corporiza a centenária biblioteca vai ser requalificado para "resolver o défice de espaço para o arquivo de livros e de outros espólios", de acordo com um projeto assinado por Eduardo Souto Moura.

 

A Câmara do Porto acaba de anunciar a abertura de concurso limitado por prévia qualificação, com publicidade internacional, para esta empreitada.

 

"Com um preço base de 26,5 milhões de euros, as propostas devem ser apresentadas até ao dia 28 de junho", sinaliza a autarquia liderada por Rui Moreira, esta sexta-feira, 17 de maio, em comunicado.

 

O concurso fixa um prazo máximo de 1.095 dias para execução da obra, com previsão de conclusão em dezembro de 2027.

 

Entre as novas valências que as obras na BPMP possibilitarão, a Câmara do Porto destaca a criação de uma Biblioteca Sonora, de novos espaços de vertente cultural de caráter expositivo e de espaços exteriores ajardinados.

 

De acordo com a autarquia, a intervenção visa, também, criar o circuito do livro e o circuito do leitor, "a fim de melhor atender o público que têm crescido ao longo dos anos"

 

A ampliação comporta a construção de um novo edifício e uma cave logística.

A área total de intervenção ultrapassa os 15 mil metros quadrados, com 7.700 referentes às novas construções e 7.680 à requalificação do edifício existente.

 

"Com gestão a cargo da empresa municipal GO Porto, a intervenção irá assegurar a manutenção da identidade de um edifício e de uma instituição com um elevado interesse arquitetónico, enquanto um património histórico e cultural do Porto e do país", destaca a autarquia.

Em nota enviada ao Negócios, a GO Porto detalha que o procedimento de concurso limitado por prévia qualificação será desenvolvido em duas fases:

 

a) A fase de apresentação de candidaturas e de qualificação de candidatos, candidaturas essas que deverão ser apresentadas até às 23:59:59 do dia 28 de junho de 2024, em formato eletrónico, na plataforma www.acingov.pt;

 

b) A fase de apresentação de propostas, que será restrita, mediante envio do convite para esse efeito, aos candidatos qualificados na fase de apresentação de candidaturas, e que deverão ser apresentadas até às 23:59:59 dia 22 de outubro de 2024, também em formato eletrónico, na mesma plataforma.

Ver comentários
Saber mais câmara do porto biblioteca concurso souto moura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio