Notícia
Prosus compra Just Eat por 4,1 mil milhões para criar "campeão europeu" de entregas
O investidor neerlandês Prosus já tem uma participação na Delivery Hero e em duas plataformas semelhantes no mercado asiático. Proposta, bem recebida pela Just Eat, é inferior ao valor oferecido em 2019.
O investidor tecnológico Prosus revelou interesse em comprar a Just Eat Takeaway.com por um total de 4,1 mil milhões de euros. O objetivo do investidor neerlandês é criar um "campeão europeu de tecnologia" no segmento das entregas alimentares.
A Prosus, detida maioritariamente pela sul-africana Naspers, está a oferecer 20,30 euros por cada ação da Just Eat, significando um prémio de 63% quando comparado com o valor do fecho da sessão de sexta-feira, 21 de fevereiro.
Inclusivamente, a proposta do investidor tecnológico está a valorizar os títulos da Just Eat em 54%, enquanto os do neerlandês recuam cerca de 8%.
De acordo com a "Reuters", o conselho de administração da Just Eat está de acordo com a venda à Prosus. "Estamos muito entusiasmados por a Just Eat Takeaway.com se estar a juntar ao grupo Prosus e esperamos ter a oportunidade de criar um campeão europeu de tecnologia", apontou Fabricio Bloisi, CEO da Prosus.
E qual a razão da Prosus ambicionar ser líder? A empresa já detém 28% da alemã Delivery Hero e dona da Glovo, 4% da chinesa Meituan e 25% da indiana Swiggy. Em 2019, a Prosus ofereceu 6,6 mil milhões de euros pela aquisição total da Just Eat, que, no ano seguinte foi comprada pela Takeaway.com por 7,8 mil milhões de dólares (sete mil milhões de euros).
A Just Eat Takeaway.com está presente em 17 mercados internacionais e soma 61 milhões de clientes. O objetivo da Prosus é levar a Just Eat a mais mercados nos próximos meses, expandindo a sua atividade por vários pontos do globo.