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O plano global da Altice para expandir os conteúdos
Depois de adicionar várias operadoras ao seu portfólio, a aquisição de conteúdos é uma das peças-chave para o crescimento a nível global da Altice. Conteúdos de media, como canais de TV, e de futebol estão na mira do grupo.
Patrick Drahi fundou a Altice em 2002. E começou a construir a actual gigante multinacional através da compra de operadoras de telecomunicações, como a Numericable e mais recentemente a norte-americana Cablevision.
Esta declaração surgiu no seguimento do comunicado do grupo a confirmar a compra dos direitos televisivos da liga inglesa para França e Mónaco, por 300 milhões de euros.
Mas, já antes, a Altice tinha acrescentado ao seu portfólio a NextRadioTv, que detém títulos como a BMF TV e RMC Sport. Uma operação que levará à criação de uma nova empresa no sector dos media , onde a Altice já detém alguns activos como os jornais Libération, L’Express e L’Expansion.
Esta parceria, que implicou um investimento de mais de 600 milhões de euros, tem como objectivo "acelerar o desenvolvimento de projectos multimédia, quer em França, quer noutros mercados internacionais", como anunciou na altura o grupo.
Os planos da Altice passam precisamente por adquirir conteúdos e depois expandi-los a uma escala global.
Este plano contará ainda com a ajuda de um nome português: Cristiano Ronaldo. No mês passado, Altice anunciou que o jogador de futebol ia ser o embaixador das suas marcas.
O craque português é conhecido globalmente, tendo uma onda de fãs espalhados por todo o mundo, seguindo a linha da estratégia da Altice. "A velocidade e o poder do CR7 ilustra o desenvolvimento internacional da Altice nos negócios "core": banda larga de alta velocidade – fibra e 4G – conteúdos e media", como a própria empresa referiu.
A Altice pagou 300 milhões de euros para transmitir os jogos da Liga Inglesa em frança
Aposta nos media
O grupo fundado por Patrick Drahi em 2002 já manifestou a ambição de reforçar a presença no sector dos media, tendo criado este ano a Altice Media Group. Em França, comprou vários títulos, entre os quais os jornais Libération e o L’Express, por 14 milhões e sete milhões, respectivamente. E as compras nesta área podem estender-se até terras lusas. Em Abril deste ano, Mark Laufer, CEO da Altice Media Group, admitiu que a aquisição de meios de comunicação social portugueses não está excluída dos planos do grupo.
Novos passos
O mais recente passo da Altice na área dos media foi dado no final de Julho, e passou pelo estabelecimento de uma parceria com o grupo francês NextRadioTv, que levará à criação de uma nova empresa no sector dos media. Este negócio implicou um investimento de mais de 600 milhões de euros. A nova empresa será "focada na diversificação de investimentos a nível internacional, fora de França, onde a consolidação e o crescimento de oportunidades são inúmeros", como explicou na altura a Altice em comunicado.
Futebol
No final do mês passado, a dona da Meo anunciou que tinha adquirido os direitos de transmissão da liga inglesa para França para as próximas três épocas. De acordo com a imprensa francesa, A Altice terá investido 300 milhões de euros neste contrato. O interesse por conteúdos desportivos também se estendeu a Portugal, estando o grupo a sondar vários clubes. A Altice já terá mesmo chegado a um acordo de princípio com o Boavista.