Notícia
EUA preparam-se para apresentar plano de paz para a Ucrânia
A proposta deverá ser apresentada pelo enviado especial norte-americano para a Ucrânia na conferência de Munique da próxima semana e envolverá a permanência da Rússia nos territórios ocupados, avança a Bloomberg.
Os aliados dos EUA esperam que a nova administração Trump apresente o aguardado plano para terminar com a guerra na Ucrânia na Conferência de Segurança de Munique, na próxima semana, avança a Bloomberg, citando fontes próximas do assunto.
O plano deverá ser apresentado pelo representante especial dos EUA para a Ucrânia, Keith Kellogg, de acordo com as fontes. Os elementos do plano poderão incluir o congelamento do conflito e deixar os territórios ocupados pela Rússia num "limbo", dando aos ucranianos garantias de segurança de forma a que Moscovo não ataque novamente, refere a agência.
A proposta será apresentada na conferência que decorre entre 14 e 16 de fevereiro na cidade alemã, uma semana antes de a guerra assinalar o terceiro ano. Os comentários de Kellog e outros responsáveis deram pistas sobre o plano, que os aliados de Trump dizem assentar na "paz através da força".
O Presidente dos EUA disse por várias vezes que a solução para o conflito é um acordo entre Ucrânia e Rússia, tendo garantido antes das eleições que acabaria com a guerra em "24 horas". Mais recentemente, Donald Trump referiu que a Ucrânia poderá obter o apoio militar dos EUA em troca da cedência de minerais raros. Já Volodymyr Zelenski admitiu na terça-feira negociar diretamente com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, algo que tinha rejeitado até então.