Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sporting garante 515 milhões de euros por direitos de tv e patrocínios

O Sporting e a Nos fecharam acordo no valor de 446 milhões de euros. Clube de Alvalade ainda vai buscar mais 69 milhões à empresa de Joaquim Oliveira.

DR
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 29 de Dezembro de 2015 às 14:05

A Nos ganhou uma nova ronda na batalha pelos conteúdos desportivos. O Sporting anunciou esta terça-feira, 29 de Dezembro que chegou a acordo com a operadora.

O acordo assinado com a Nos inclui os direitos televisivos dos jogos em Alvalade por um período de 10 épocas com início a 1 de Julho de 2018 no valor de 446 milhões de euros, de acordo com o comunicado enviado à CMVM pelos "leões" e pela operadora liderada por Miguel Almeida.


A distribuição do canal Sporting TV também faz parte do contrato, ficando a Nos com os direitos de transmissão do canal por 12 épocas desportivas a partir de 1 de Julho de 2017.

O acordo abrange ainda o patrocínio às camisolas por 12 épocas e meia já a partir de dia 1 de Janeiro. Ou seja, o clássico Sporting – Porto que vai ter lugar no dia 2 de Janeiro vai contar já com os novos "namings".

A Nos ficará ainda com os direitos da exploração da publicidade no estádio de Alvalade.

Sporting revê contratos com Joaquim Oliveira

Além do acordo com a Nos, o Sporting acordou com a PPTV, empresa de Joaquim Oliveira, também accionista da Sport TV a par com a Nos, a revisão dos contratos actuais relativos aos direitos televisivos dos jogos e aos direitos de exploração da publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade até 2018. Ou seja, os contratos para as épocas 2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018.


Esta revisão tem o valor de 69 milhões de euros para o clube. Ou seja, a diferença entre o acordo fechado entre o Sporting e a Nos (446 milhões de euros) e o valor global anunciado (515 milhões de euros) pelo Sporting com a alínea da PPTV.


O Sporting era o único clube dos 'três grandes' sem publicidade na camisola. O Benfica tem o patrocínio da Emirates e o Porto, a parte de 1 de Janeiro, da Meo.

Com este novo contrato, a Nos ganha mais uma batalha pelos conteúdos desportivos depois de ter chegado a acordo com o Benfica no início de Dezembro. O contrato tem a duração máxima de 10 anos e além dos direitos de TV dos jogos inclui a distribuição da BTV.

Este domingo foi a vez da Meo contra-atacar, tendo fechado acordo com o FC Porto. O contrato, que pode chegar a um valor máximo de 457,5 milhões por 12 épocas e meia, inclui ainda a gestão comercial do espaço publicitário do estádio do Dragão e a distribuição do Porto Canal.

Mas as jogadas da Altice no campeonato dos conteúdos não vão ficar por aqui. Em Janeiro deverá fechar acordo com o Boavista estando também em conversações com o Belenenses, o Vitória de Guimarães e o Braga. A Nos também está a disputar os jogos do Belenenses.

Recorde os contratos da Benfica com a Nos e do Porto com a Meo

Valor

Benfica e Porto comunicaram acordos com valores distintos. O do Benfica com a Nos vale 400 milhões de euros. O Porto chegou a acordo com a Altice/PT Portugal por um valor global de 457,5 milhões de euros.

 

Pacote do Benfica inclui jogos e BTV

O valor anunciado pelo Benfica foi mais redondo: 400 milhões de euros por 10 anos de transmissão de jogos em casa e pela distribuição do seu canal BTV. Um preço que será gradual ao longo deste prazo e que não descrimina quanto valem os jogos e o canal. Neste pacote não está incluído o patrocínio das camisolas, que o Benfica vendeu à companhia aérea Fly Emirates, por um valor não revelado. Mas estão incluídos espaços de publicidade no Estádio da Luz e acções de marketing específicas, cujo valor total também não foi divulgado.

 

Porto vende jogos, camisola e canal

O preço do negócio entre Altice e FC Porto é superior ao do Benfica e Nos, mas inclui direitos diferentes. A começar nos prazos: são 10 anos de jogos em casa a partir de 2018, quando expira o acordo em vigor com a PPTV, de Joaquim Oliveira, que revendeu esses direitos à Sport TV.

O acordo do Porto inclui direitos de transmissão do Porto Canal a partir de Janeiro de 2016, o que é comparável ao acordo da Nos para a BTV. Mas o acordo com a dona da Meo e o Porto inclui o patrocínio das camisolas (que o Benfica tem com a Emirates), não tendo sido descriminado este valor. E entra já em vigor em Janeiro. É a componente específica do acordo que permite apresentar o preço total de 457,5 milhões de euros.

(Notícia actualizada às 14:26 com mais informação e título alterado às 14:42. Os 515 milhões de euros incluem o acordo com a Nos e com a PPTV)

Ver comentários
Saber mais Sporting Miguel Almeida Nos FC Porto Joaquim Oliveira Sport TV Benfica desporto futebol Boavista Belenenses Vitória de Guimarães Benfica BTV Porto Canal conteúdos desportivos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio