Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT diz estar "fortemente empenhada" em resolver o caso Rioforte

A Portugal Telecom reagiu ao comunicado da Oi. Diz que sempre deu as explicações que a Oi pediu. E garante estar "fortemente empenhada" em resolver a questão ligada à aplicação de 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte.

Record
03 de Julho de 2014 às 17:09
  • 53
  • ...

A Portugal Telecom garante estar a "prestar todo o suporte à Oi" para que o investimento feito em papel comercial da Rioforte fique protegido. E troca palavras com a Oi, dizendo que sempre prestou à empresa brasileira "toda a informação por esta solicitada".

 

Em comunicado ao mercado, a Portugal Telecom diz estar "fortemente empenhada" na resolução do caso. A Portugal Telecom subscreveu um total de 900 milhões de euros de papel comercial da Rioforte, empréstimo cuja maturidade tem data de 15 e 17 de Julho.

 

No esclarecimento feito pela operadora esta quinta-feira, 3 de Julho, assinado igualmente por Henrique Granadeiro, presidente da PT, e Luís Pacheco de Melo, administrador financeiro, a PT diz estar "a prestar todo o suporte à Oi nas diligências necessárias para garantir à Oi a máxima proteção da aplicação de tesouraria em papel comercial da Rioforte" e diz-se convencida de que PT, Oi e Grupo espírito Santo "serão capazes de encontrar as soluções adequadas para proteger os interesses dos accionistas da PT e da Oi".

 

A exposição da PT à Rioforte de 900 milhões de euros foi descoberta na semana passada, numa altura em que se sabe que há problemas financeiros associados ao grupo não financeiro da família Espírito Santo. Além disso, a PT colocou 900 milhões de euros numa única aplicação de tesouraria, de curto prazo, e de um dos seus principais accinistas.

 

No seguimento desta descoberta os dois administradores não executivos ligados à Oi - Otávio Azevedo e Fernando Portella - demitiram-se do conselho da Portugal Telecom, tendo afirmado aos jornais brasileiros que sentiam "desconforto" em relação a esta aplicação da Portugal Telecom que não passou pelo conselho de administração.

 

Tal como o Negócios avançou a Portugal Telecom considerou que não era tema para o conselho de administração da "holding", não tendo considerado um tema de transacções com partes relacionadas. 

 

Depois da demissão por parte dos administradores da Oi na PT, a própria Oi - que já integra os activos da PT - fez um comunicado no qual disse ter sido apanhada de surpresa, informando que "já solicitou esclarecimentos adicionais à Portugal Telecom".  

 

 

Ver comentários
Saber mais Rioforte PT Oi fusão GES
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio